Ovar: Autarquia confiante na implementação célere de projeto inovador de Sistema Local de Saúde.

2018-11-23 09:51

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ovar está otimista na implementação célere de projeto inovador de Sistema Local de Saúde em Ovar.

Salvador Malheiro aguarda, “sereno e otimista”, pela implementação da proposta apresentada, pelo Grupo de Trabalho criado para analisar a prestação de cuidados de saúde na região Ovar, e discutida e aprovada pela Secretaria de Estado da Saúde, a 12 de outubro de 2018. 

O autarca vareiro reconhece o mérito da proposta apresentada e considera que, “apesar da remodelação das Secretarias de Estado e do próprio Ministério da Saúde, a proposta vai avançar a curto prazo para a fase de implementação”. 

Adiantando que “esta proposta é um sinal de acolhimento, por parte da autarquia, das competências na área da saúde, de forma ainda mais abrangente e arrojada do que o previsto em matéria de descentralização de competências”. 

A elaboração da proposta “Sistema Local de Saúde em Ovar” encerra a 1ª fase do trabalho desenvolvido por este Grupo de Trabalho, criado por despacho da Secretária de Estado, com o objetivo de analisar a prestação de cuidados de saúde na região Ovar e elaborar proposta viável de articulação de níveis de cuidados, em consonância com as linhas programáticas do SNS+ Proximidade. 

A proposta foi devidamente acolhida e aprovada pela Secretária de Estado a 12 de outubro de 2018, que determinou por despacho que se procedesse à implementação da 1ª fase do projeto com data de início operacional em janeiro de 2019. 

O projeto, considerado pioneiro em matéria de cuidados de saúde de proximidade, inclui, entre outros, a concretização da obra do Bloco Operatório do Hospital Dr. Francisco Zagalo, há muito aguardada e já prometida pela Administração Central, tendo a autarquia se comprometido a assumir a comparticipação nacional. 

A Câmara Municipal de Ovar, consciente da ambição da proposta de mudança, “acredita que o modelo delineado possa ser um agente impulsionador e catalisador da mudança que o futuro imediato requer para a prestação de cuidado de saúde em Ovar e para o Serviço Nacional de Saúde”.