“Organização dos serviços do Serviço Nacional de Saúde na região não tem vindo a ser devidamente ajustada” - PS.

2015-01-13 14:43

Categoria: 

Concelho: 

Os Deputados do Partido Socialista, eleitos pelo círculo eleitoral de Aveiro, Pedro Nuno Santos, Rosa Maria Albernaz, Filipe Neto Brandão e António Cardoso reuniram com o conselho de administração do Centro Hospitalar de entre Douro e Vouga liderado por Fernando Silva para avaliar a prestação de cuidados de saúde. A reunião contou também de dirigentes das concelhias de Santa Maria da Feira e São João da Madeira.

Tratou-se, segundo os deputados, da forma de perceber qual o estado da prestação de serviços de saúde na sub-região do Entre Douro e Vouga, mais concretamente sobre os problemas que têm vindo a ser publicamente difundidos e que se relacionam com o serviço de urgência do Hospital de São Sebastião, bem como a capacidade de internamento daquele centro hospitalar.

Os Deputados afirmam-se inteirados da “situação de carência de recursos humanos do Hospital de São Sebastião e das suas consequências”, para as quais têm concorrido, segundo os profissionais, “por um lado, um acréscimo pontual da procura das urgências por parte da população e, por outro, a constatação de uma alteração estrutural do tipo de população que procura aquele serviço, hoje mais envelhecida, apresentando patologias mais graves e carecendo cada vez mais de internamento”.

Essa é uma situação para a qual, concluíram os Deputados, “a organização dos serviços do Serviço Nacional de Saúde na região não tem vindo a ser devidamente ajustada, tendo, ao invés, vindo a ser, inclusive, deteriorada em resultado das políticas de cortes cegos praticadas pelo Governo PSD/CDS, que condicionam, cada vez mais, a capacidade de resposta dos cuidados públicos de saúde”.

Foi ainda possível confirmar que o Ministério da Saúde abriu já um processo destinado à entrega do Hospital de São João da Madeira à Santa Casa da Misericórdia, mas ainda sem conhecimento sobre o figurino a adotar.