Orçamento Participativo vai concretizar dois projetos.

2023-09-01 16:06

Categoria: 

Concelho: 

Foram ontem apresentados, em sessão pública, os resultados da edição de 2023 do Orçamento Participativo de Oliveira do Bairro.

Esta apresentação, realizada na Sala de Reuniões de Câmara do Edifício dos Paços do Concelho, em Oliveira do Bairro, foi conduzida por André Chambel, Gestor do Projeto, que explicou ao público presente que "de um total de seis propostas submetidas a votação no passado mês de julho, em áreas tão distintas como a educação, cultura, desporto e informação, o Orçamento Participativo 2023 vai materializar dois projetos, cujos valores somados ultrapassam os 164 mil euros, deixando em aberto a possibilidade de concretização de um terceiro projeto".

Recorde-se que esta edição tem alocada uma verba global de 254 mil euros para os projetos mais votados pelos participantes.

O projeto vencedor (Projeto n.º 3), com um total de 232 votos, foi proposto pela munícipe Elizabete Pataco e consiste na construção de uma "Pista de Tartan", em Oliveira do Bairro, para a prática das disciplinas de velocidade e salto. A proposta de Paulo Silveira (Projeto n.º 5), para a "cobertura de um dos Campos de Ténis do Parque Desportivo Municipal de Oliveira do Bairro" foi a segunda mais votada pelos participantes, com 175 votos.

O terceiro projeto mais votado (Projeto n.º 2), da proponente Isabel Martins, apresentou um orçamento superior a 129 mil euros, o que ultrapassa o valor remanescente dos dois primeiros projetos (89.196,94 euros), pelo que, e de acordo com o regulamento, "existe a possibilidade de avançar para a sua concretização mediante uma natural reformulação, tendo em conta a verba ainda disponível, e a concordância do proponente", explicou o Gestor do Projeto. Esta proposta, intitulada "Viva o Recreio", pretende a instalação de jogos e equipamentos inclusivos em todas as escolas de 1.º ciclo e de ensino pré-escolar do Concelho de Oliveira do Bairro.

Presente na cerimónia esteve ainda Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, que parabenizou os participantes pelos resultados obtidos nesta edição e destacou a importância do Orçamento Participativo enquanto "instrumento fundamental para a participação dos nossos munícipes nos processos de decisão e na consequente cocriação de políticas que promovam o desenvolvimento do Concelho e a melhoria da qualidade de vida dos que aqui residem, estudam ou trabalham".

Recorde-se que os projetos contemplados nas edições de 2018, 2019 e 2022 do Orçamento Participativo de Oliveira do Bairro foram: "ActiveMOB: Atividade Física ao Ar Livre no Concelho"; "Requalificação do Edifício da Antiga Escola Primária do Cercal"; "Instalação de um elevador portátil nas Piscinas Municipais de Oliveira do Bairro"; "Criação de Banco de Brinquedos Didáticos para crianças com Necessidades Educativas Especiais e/ou Aprendizagem"; "Rota Pedestre BTM"; "Construção de dois campos da modalidade desportiva de Padel no Parque Desportivo Municipal"; "Barroco Dinâmico"; "Aquisição de uma Viatura de Apoio ao Centro de Recolha Animal do Concelho" e "Construção de um Campo de Basquetebol com Arte Urbana".