Orçamento Participativo de Ovar apresenta edição deste ano.

2016-05-17 11:45

Categoria: 

Concelho: 

O Orçamento Participativo Ovar 2016/17 tem lançamento marcado para esta quarta numa sessão de esclarecimento que incluirá a entrega de prémios da Assembleia Participativa Jovem do Agrupamento de Escolas Ovar Sul, que envolveu os cerca de 1500 alunos do agrupamento.

Esta será a 3ª edição do Orçamento Participativo de Ovar e a Câmara Municipal pretende incrementar cada vez mais o nível de adesão da população, reforçando, desta forma, a importância do OP, enquanto forma de participação direta dos munícipes nas opções de investimento do concelho.

As Assembleias Participativas Jovens foram incrementadas na edição anterior e começam agora a ganhar forma. No Agrupamento de Escolas Ovar Sul foram a votos quatro propostas e o vencedor será conhecido esta noite. Quanto ao Agrupamento de Escolas Ovar Norte vai ter o seu período de votação ainda este mês.

O OP Ovar 2016/17 está aberto à participação de todos os cidadãos validamente recenseados no Município de Ovar que, até 50% de 100 mil euros, podem formular propostas e decidir sobre projetos considerados prioritários.

Os projetos considerados elegíveis são objeto de votação através do site do Orçamento Participativo em www.op.cm-ovar.pt ou através de formulário de voto próprio, que será oportunamente disponibilizado pela edilidade.

Os resultados das sessões, da análise efetuada pela Comissão Técnica e da votação das propostas, serão divulgados pela Câmara Municipal de Ovar através do site.

Essas propostas serão analisadas por uma Comissão de Análise e, caso cumpram com os critérios de elegibilidade, são transformadas em projetos.

Durante os meses de maio e junho irão decorrer sessões participação em todas as freguesias do concelho, nas quais cada participante pode apresentar até duas propostas.

A primeira acontece na sexta em São João de Ovar.