Orçamento Participativo de Águeda disponibiliza 500 mil euros para projetos votados pelos cidadãos.

2016-04-30 10:14

Categoria: 

Concelho: 

Águeda já apresentou a nova edição do Orçamento Participativo. Foi em encontro na EB2,3 Artur Nunes Vidal, com a presença do Presidente da Câmara, Gil Nadais, e do Presidente da Assembleia, Francisco Vitorino, que falaram da nova edição do programa que gere cerca de 500 mil euros e que arranca este domingo.

Na oportunidade Gil Nadais referiu que "a aposta no OP-Águeda é para manter e reforçar, daí que façamos esta apresentação no mesmo dia em que entregamos a segunda obra da edição de 2015/2016", mas "porque queremos ir mais longe e trazer mais pessoas, mais cidadãos, a este processo também introduzimos mais alterações, pois a distinção de Melhor Prática Participativa Nacional do Ano 2015 que recebemos também nos responsabiliza, políticos e cidadãos, na melhoria do processo".

Para a edição de 2016/2017, o Executivo Municipal disponibilizou uma verba de €500.000 do orçamento municipal, para projetos propostos pelos cidadãos, tendo destacado 10% dessa verba para projetos imateriais, que serão alvo de uma diferenciação positiva na fase de votação, lançando o desafio "Aplica-te".

Outra das novidades apresentadas, para além do desafio "Aplica-te", é o facto de a participação ser circunscrita a cidadãos com 16 ou mais anos, naturais e/ou residentes no concelho de Águeda, bem como os que estão afetos por razões académicas. Em termos práticos, a plataforma validará automaticamente a elegibilidade dos participantes, dado que está ligada ao Portal de Recenseamento e no caso dos menores de 18 anos e estudantes da ESTGA - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, será emitido um login pessoal de acesso à Plataforma a cada aluno.

As sessões participativas começam no dia 2 de Maio em Segadães, Lamas do Vouga e Trofa.