'Onde estava esta gente que nos últimos 16 anos não defendeu os aveirenses que sofreram com a má gestão autárquica? O que é que fizeram ao dinheiro dos munícipes?' - Ribau Esteves.

2015-04-20 15:32

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ribau Esteves não se poupou a críticas aos partidos políticos da oposição em Aveiro. Confrontado na última sessão da Assembleia Municipal de Aveiro (AMA), realizada na passada sexta-feira à noite, com o "grande aumento do IMI que penaliza as famílias aveirenses", na perspectiva das bancadas da oposição, Ribau reagiu, relembrando que "quem critica severamente agora, nada denunciou no passado" quando "algumas práticas de má gestão" nos mandatos autárquicos de Alberto Souto e Élio Maia "foram feitas".

Ribau Esteves acusou os responsáveis autárquicos em mandatos anteriores, em Aveiro, de "obrigarem" os munícipes a "pagamentos exagerados" pela água, saneamento e recolha de resíduos.

"Vou cá trazer, como prometi, todas as contas do passado. Serão números crus, alarmantes", referiu.

"O martírio dos aveirenses é grande. Há 20 anos que estão sujeitos a uma carga fiscal pesadíssima. Muito mais pesada que pagar mais 30 por cento de IMI (responsabilidade política da CMA no aumento actual)", sublinhando que "a grande injustiça aos aveirenses foram os grandes impostos que pagaram e que não pagaram os Ilhavenses, os Vaguenses, os Estarrejenses ou os Murtoseiros. Durante 20 anos pagaram a água muito mais cara que os vizinhos. O dobro dos de Ílhavo, o quíntuplo dos de Vagos. Pagaram o saneamento durante 20 anos muito mais caro que todos os outros. O dobro dos de Ílhavo, o quíntuplo dos de Vagos. Pagaram os resíduos sólidos urbanos com taxas chocantes quando os municípios vizinhos nem tinham essa taxa", vincou, recordando que "as governações dos últimos 16 anos, em Aveiro, deram uma carga violenta de impostos aos aveirenses que se aguentaram com esse problema", referiu Ribau Esteves, num tom de voz alto, reagindo às críticas e acusações das bancadas da oposição. O actual executivo promete denunciar em breve os "números do desvario".

Ribau Esteves disse estar indignado com "desvios de verbas".

A CMA acumulou nos últimos anos "só à Águas do Carvoeiro", 740 mil euros de dívida.

"Acham justo que os nossos munícipes tenham pago a água mais cara que toda a gente e somos o único município da Associação de Municípios do Carvoeiro que deve muito dinheiro há muitos anos. Acham isso justo?", disse, levantando a voz.

"Para onde é que foi o dinheiro das pessoas, pá?!? Digam-me vocês. Para onde foi o dinheiro dos cidadãos? Devemos 740 mil euros. O que é que andaram a fazer com o dinheiro que as pessoas pagaram da água, pá? Onde é que meteram o dinheiro dos cidadãos?", questionou, demonstrando alguma irritação. "Onde é que estava esta gente? Não defenderam os cidadãos nessa altura, quando estavam a ser gravemente penalizados? Esta é a verdade. Os cidadãos de Aveiro sofreram com estradas lastimáveis, em péssimo estado, Escolas miseráveis, Associações sem apoios. Nós não construiremos 'elefantes brancos', Estádios de futebol que não servem para nada, com problemas gravíssimos e não contrataremos funcionários como foi feito no mandato anterior, que não são precisos para nada", disse.

A AMA (sessão ordinária de Abril) prossegue amanhã à noite.