Oliveira do Bairro recebeu 25 milhões de fundos estruturais.

2016-01-28 16:45

Categoria: 

Concelho: 

Oliveira do Bairro encabeça a lista dos municípios com mais fundos aprovados por habitante no âmbito do QREN 2007/2013 na região de Aveiro, tendo arrecadado um financiamento total de 25 milhões de euros.

O concelho recebeu nesse período à volta de 1.100 euros por habitante, mais do dobro da média dos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), que é ligeiramente superior a 400 euros. Estes números colocam Oliveira do Bairro na sexta posição da lista dos municípios com mais fundos aprovados entre os cem Concelhos que integram a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Oliveira do Bairro vai continuar a apresentar candidaturas ao quadro de apoio em vigor (2014-2020), mas a autarquia, citada pela Lusa, considera praticamente impossível voltar a obter taxas de financiamento tão elevadas.

Entre as obras que beneficiaram de financiamento comunitário destaca-se a construção da nova Alameda da Cidade (3,5 milhões de euros), um projeto que consistiu na reabilitação da zona urbana da EN235 e que mudou radicalmente o centro de Oliveira do Bairro. Destaque ainda para o financiamento do Quartel das Artes, auditório de Oiã, Centro de Saúde, Feira da Palhaça, oito Polos Escolares do Concelho e reabilitação da EB 2/3 Acácio de Azevedo.

 

Fonte: Lusa