Oliveira do Bairro: "Podemos poupar 5 mil mortes por ano" - Francisco George em congresso de Saúde Pública.

2017-05-18 10:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Diretor Geral de Saúde afirma que é possível evitar 5 mil mortes, que acontecem em Portugal, com campanhas sobre hábitos de vida saudáveis.

Declarações de Francisco George em Oliveira do Bairro no 1º Congresso da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga e da Autoridade para as Condições de Trabalho.

O tema do Congresso, “Envelhecimento da população ativa - Literacia e gestão da segurança e saúde no local de trabalho”, foi o mote para a análise da DGS. Francisco George refere que as campanhas preventivas são o elemento chave para alcançar melhores resultados (com áudio).

Os Centros de Saúde do Baixo Vouga falam de um esforço que está a ser bem sucedido numa estrutura que tem conseguido renovar-se.

Ana Oliveira assume que o rejuvenescimento de equipas é essencial. “Se as coisas correrem bem a questão das reformas não será problema. Temos forma de contornar a questão das reformas. Gosto muito do que faço e os profissionais de uma forma geral também. A equipa que coordeno, com 60 profissionais, produz e é coesa”.

José Manuel Silva, antigo bastonário da Ordem dos Médicos, assumiu a defesa do serviço nacional de saúde como elemento crucial na promoção da saúde pública.

“Poderíamos colocar uma questão de sustentabilidade mas o que vemos é ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres. O SNS é absolutamente sustentável. É necessário à sociedade”

Da Autoridade para as Condições de Trabalho, Paulino Pereira, falou de experiências em projetos que reúnem diferentes parceiros e que têm permitido aumentar a cultura de segurança.

“Foi desenvolvido um programa sobre máquinas e equipamentos de trabalho numa parceria com 34 organizações. Estes centros de saber produziram informação de qualidade para que os locais de trabalho sejam mais produtivos”.

João Pedro Pimentel, da ARS Centro, defende a saúde no trabalho como pilar de uma sociedade mais saudável. “A saúde pública implica o concurso de diferentes áreas da sociedade. Promover a saúde no local de trabalho é promover a saúde das populações”.

O congresso termina esta quinta. Os trabalhos decorrem no quartel das Artes.

terranova@terranova.pt

Endereço Postal: 
Apartado 42
Rua Gil Eanes, 31
3834-908 Gafanha da Nazaré

Estúdios:
Rua Prior Guerra
Edifício do Centro Cultural da Gafanha da Nazaré
3830-556 Gafanha da Nazaré

Tel: 234 390 100
Fax: 234 390 103