Oliveira do Bairro: Autarquia compra viatura de recolha de resíduos dedicada ao sistema "pagar pelo produzido".

2019-02-05 09:57

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Oliveira do Bairro adquiriu uma viatura para a recolha seletiva de resíduos, na sequência da aprovação de uma candidatura para a implementação, em fase experimental, do sistema PAYT (Pay As You Throw - “pagar pelo produzido”).

A aquisição desta viatura, que contou com uma comparticipação do Fundo de Coesão de 27.931,49€, para um valor elegível de 32.860,58€, surge na sequência da aprovação da candidatura para a “Implementação de Sistemas Inovadores para a Promoção da Recolha Seletiva”, que apresentou ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no âmbito do programa de fundos comunitários Portugal 2020.

A candidatura prevê a implementação, de forma experimental, do sistema PAYT (Pay As You Throw - “pagar pelo produzido”), que se baseia na identificação do produtor de resíduos com o objetivo de, futuramente, se poder estabelecer uma cobrança direta, na medição da quantidade de resíduos produzidos.

Atualmente, no Município de Oliveira do Bairro, a tarifa de resíduos é cobrada sob a forma de uma tarifa fixa e outra variável, dependente do consumo de água.

De acordo com Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal, esta viatura, com cabina simples e equipada com carroçaria e plataforma elevatória, “tem como objetivo melhorar a eficácia do serviço de gestão de recolha porta-a-porta de resíduos verdes e aumentar a quantidade de recolha de resíduos orgânicos, sendo mais um sinal da aposta que o Município tem feito na área do Ambiente, que tem sido reconhecida não só a nível nacional, mas também internacional”.