Obras em escola de Oiã aguardam visto do TC.

2017-11-15 14:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

As obras de reabilitação da EB 2.3 Dr. Fernando Peixinho, em Oiã, e a construção do seu pavilhão desportivo aguardam visto do Tribunal de Contas.

O relatório final de adjudicação da empreitada, que inclui ainda a construção de balneários e instalações sanitárias e a requalificação dos arranjos exteriores, foi aprovado na última Reunião de Câmara do Município de Oliveira do Bairro, que decorreu no passado dia 9 de novembro.

A empreitada, que foi adjudicada à Socértima – Sociedade de Construções do Cértima, Lda., pelo valor de 1.440.000€ + IVA, com uma comparticipação de fundos comunitários de 535.000€ e um prazo de execução de 8 meses, vai garantir, para o exterior dos edifícios a intervencionar, condições de acessibilidade para mobilidade condicionada, através de rampas nas entradas, de uma plataforma elevatória e de sanitários adaptados em todos os pisos.

Embora mantendo uma identidade própria, a escolha dos materiais para a fachada da escola procura aproximar a imagem do edifício principal à dos restantes polos escolares do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, através do revestimento com tijolo de face à vista e sistema etics, tipo capoto.

No interior, alguns espaços serão adaptados e outros reconfigurados, de modo a melhor responderem às necessidades da comunidades escolar, identificadas pela Direção do Agrupamento. As alterações mais profundas serão concretizadas ao nível dos sanitários e das zonas comuns junto ao bar e sala de alunos, sendo também alvo de reabilitação as redes de águas e esgotos.

A frente da escola será “redesenhada”, oferecendo mais segurança para os alunos na saída para a rua e condições para o acesso com mobilidade condicionada. Também os espaços exteriores vão beneficiar de intervenções, que vão corrigir situações pontuais como, por exemplo, a reativação dos bebedouros exteriores, a pintura dos recintos de jogos ou a criação de espaços de brincadeira.