“O protocolo de cooperação anunciado, mas que ninguém conhece, corre sérios riscos de resultar numa mão cheia de nada" - concelhias PS de Aveiro e Ílhavo.

2019-05-01 12:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

As concelhias de Ílhavo e Aveiro do Partido Socialista afirma-se surpreendidas com a forma como os autarcas de Aveiro e Ílhavo justificaram a celebração de um protocolo inspirados por uma prova de atletismo.

Num comunicado conjunto, os dirigentes do PS, Sérgio Lopes e Manuel Sousa, manifestam “desagrado” pelo modo como surge o acordo.

Dizem que é um “pomposo convénio” feito sem debate político entre as maiorias e oposições nos respetivos órgãos autárquicos, sem que ninguém conheça aquele documento que no caso de Ílhavo vai esta quinta a reunião de Câmara.

Apesar de considerar a manifestação de intenções como “sinal positivo” no sentido de articular as políticas seguidas pelos dois Municípios, os dirigentes estranham que o móbil desta manifestação de intenções seja realização de uma prova desportiva (Maratona Europa).

Esperavam que na base desta iniciativa estivesse o “devido planeamento integrado destes territórios e da intervenção ao serviço da sua coesão social, educativa, económica, cultural, amplamente debatido ao nível político e técnico, tendo em conta a vizinhança e interligações singulares entre Aveiro e Ílhavo”.

O PS considera que se a articulação institucional for conduzida à boleia de iniciativas pontuais e casuísticas, sem o necessário planeamento estratégico, “o protocolo de cooperação anunciado, mas que ninguém conhece, corre sérios riscos de resultar numa mão cheia de nada, em prejuízo da melhoria da qualidade de vidas dos aveirenses e ilhavenses”.

As concelhias recordam que em 2018 promoveram uma Convenção Autárquica conjunta para ponderar políticas autárquicas que deem respostas aos problemas comuns entre estes dois Municípios e potenciem as interdependências que os concelhos apresentam.

Ordenamento do território, mobilidade e transportes, turismo e cultura e Ria de Aveiro foram, na altura, apontados como temas centrais dessa cooperação e articulação.