“O Porto de Aveiro tem de continuar a ser um objetivo estratégico no programa do Governo” - Ana Paula Vitorino.

2015-03-12 11:25

Categoria: 

Concelho: 

Ana Paula Vitorino aproveitou o debate sobre “Infraestruturas e acessibilidades”, promovido pelo Gabinete de Estudos da Federação de Aveiro do Partido Socialista, para defender a manutenção da rede de autoestradas, a eletrificação da rede ferroviária e o desenvolvimento do porto de Aveiro. A antiga Secretária de Estado dos Transportes falava em Arouca numa intervenção em que o Porto de Aveiro foi colocado como eixo de desenvolvimento da Região. “O Porto de Aveiro tem de continuar a ser um objetivo estratégico no programa do Governo. Temos que resolver algumas questões, mas acima de tudo temos um desafio de competitividade muito grande”.

Entendendo que a conectividade das redes de transporte é muito importante, Ana Paula Vitorino afirmou que a ligação a Arouca “deve ser prioritária” e “tem de estar presente na lista dos investimentos que temos de fazer”. E avançou a necessidade de alteração do Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas segundo uma perspetiva de olhar para as pessoas e para a competitividade das empresas.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Arouca destacou a necessidade do concelho “resolver o seu problema de mobilidade”. José Artur Neves afirmou que, nos últimos anos, Arouca conseguiu colocar na agenda política nacional a ligação condigna à rede rodoviária nacional. Enaltecendo o espírito dos empresários arouquenses que, apesar da dificuldade ao nível das acessibilidades, têm feito crescer as suas empresas, o autarca avançou que “no ano passado as empresas de Arouca exportaram 40 milhões de euros e importaram apenas 17 milhões”. José Artur Neves referiu ainda que a economia arouquense se desenvolve devido ao sector industrial, agro-florestal, turístico e comercial.

Pedro Nuno Santos, presidente da distrital, falou na necessidade de construção das ligações em Castelo de Paiva (da variante à Nacional 222), em Arouca (de Mansores ou Escariz à A32) e em Sever do Vouga (ligação à A25), e defendeu que a ligação Aveiro-Águeda deve estar no topo das prioridades.