"O Festival dos Canais é uma peça da maior importância para conquistar investidores" - Ribau Esteves.

2016-07-12 11:49

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Festival dos Canais arranca, esta quarta, no centro urbano da Cidade de Aveiro numa primeira edição disposta a lançar uma iniciativa que pretende marcar a agenda cultural do Município e da Região.

Espetáculos de música, performances, teatro, artes de rua, atividades desportivas e de lazer, oficinas criativas e mercado de rua são algumas das propostas apresentadas no programa que se prolonga até domingo, dia 17 de Julho.

O arranque acontece com o espetáculo da Big Band do Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian na escadaria Edifício Fernando Távora, às 19h30, desta quarta.

Durante 5 dias, artistas e estruturas de 10 países e de quatro continentes, apresentam em Aveiro mais de 60 ações ao longo dos canais urbanos da capital da Região e do Distrito de Aveiro.

Moonshiners, Rui Oliveira, Hallelu’Jah, Ricardo Fino, Deolinda, Gisela João ou Marta Ren fazem parte do cartaz. José Pina, responsável pela programação cultural do Município, assume que se trata de uma aposta na marca e nos valores identitários de Aveiro.

“É um evento multidisciplinar que pretende potenciar aquilo que marca de forma indelével esta cidade que é a sua geografia e o enquadramento paisagístico manifestado à volta dos canais”.

Ribau Esteves assume que é um ano de arranque que custa 130 mil euros aos cofres da autarquia. O autarca afirma o festival como parte de uma estratégia de promoção do território e diz que não há incómodos pelo facto da autarquia estar sob assistência financeira (com áudio).

Além do festival, o dia fica marcado pelo lançamento de uma campanha de promoção turística como forma de dar visibilidade às operações de reabilitação integradas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro que envolve investimentos de 12 milhões de euros.

O autarca explica que a ideia é conseguir atrair novos investimentos públicos e privados. “É também uma campanha de marketing territorial de um território que está a lançar uma operação de investimento público e privado. Temos intenção de conquistar mais investimento público para a qualificação integral da cidade sede do município e da região”.

A campanha orçada em 30 mil euros inclui dois vídeos promocionais, de 3 e 30 minutos, e um livro em duas línguas que parte do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental como peça chave para a promoção da Cidade dos Canais. Alfredo Costa, da equipa responsável pela produção de conteúdos, explica que procurou dar visibilidade a elementos que são marca de Aveiro. 

“Aveiro cidade dos canais, cidade de horizonte que começa nos canais e desagua no mar, de espírito jovem e personalidade empreendedora. É nisto que vamos ouvir falar no documentário. Aveiro tem-se afirmado como território de urbanismo sustentável, qualidade de vida, inovação, exemplo de desenvolvimento, património cultural e laboratório vivo de biodiversidade. É uma das melhores cidades portuguesas para viver, visitar ou fazer negócios”.