"Ou a adminsitração central tem projeto ou cabe às autarquias salvar património ao abandono" - Eduardo Cabrita.

2018-02-02 13:22

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A inauguração do novo quartel da GNR de Ílhavo foi aproveitada para realçar as vantagens da resolução de problemas na articulação entre poder central e poder local.

Trata-se de um investimento de quase 500 mil euros que "aproveitou" o antigo edifício da EB1 da Senhora do Pranto, adaptado a Quartel, por um período de 50 anos, renovável por períodos de 10 anos.

O Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, aproveitou a presença do Ministro Eduardo Cabrita para reclamar "mais agilidade" na tomada de decisões e nos esforços conjuntos para reabilitar património e "encontrar respostas para os problemas". 

"A administração é burocrática, lenta a resolver os problemas e, por vezes, não cumpre os compromissos. Precisa de uma relação maior com o poder local porque é nesta relação que se conseguem resolver problemas. O poder local tem um papel fundamental no país".

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, defendeu que as Autarquias desempenham um papel "relevante", por exemplo, na renovação para eventual reutilização do património local. 

"As Autarquias podem salvar património que está em abandono acelerado. As Câmaras salvam, assim, de facto, património cultural da ruína e isso é importante. Sem triunfalismos, temos de deixar de falar de centralismo mas passar a descentralizar", vincou (com áudio).