Novo Hospital "está fora de questão". O actual "será ampliado" nos terrenos dos antigos armazéns da Câmara e do Estádio Mário Duarte.

2016-03-02 16:57

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, lamentou esta quarta-feira que o Hospital Infante D. Pedro, de Aveiro, não tenha qualquer verba financeira disponível para o seu projecto de ampliação física, no âmbito do Quadro de Apoio, (Portugal 2020).

Não há dinheiro para obras de qualificação do Hospital, integrado no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, que inclui ainda os Hospitais de Estarreja e Águeda.

Não há projectos candidatos a apoios financeiros do Portugal 2020.

Ribau Esteves critica a situação. "É inaceitável que a disponibilização financeira seja zero. O país está mal gerido quando não temos recursos financeiros para ampliar e requalificar o Hospital de Aveiro", disse.

O autarca e líder da CIRA falava hoje na cerimónia que serviu para assinalar o 4.º aniversario do Centro Hospitalar do Baixo Vouga que agrupa os Hospitais de Aveiro, Estarreja e Águeda.

Ribau Esteves que falou em "realismo". Um novo Hospital "está fora de questão", frisou, sublinhando que "há que investir na ampliação da unidade hospitalar". Como opção estratégica está a relação "profunda" com a Universidade de Aveiro. (com áudio)

Para Ribau Esteves os terrenos dos antigos armazéns da Câmara e do Estádio Mário Duarte, serão cativados para a ampliação do Hospital. "Vamos cativar os terrenos que estão aqui, ao lado do Hospital, que são propriedade da Câmara e de um Banco", disse.

A área "servirá para a ampliação" do Hospital. "Vamos ampliar e qualificar. É crucial ancorar o Hospital aqui".

O autarca deixou também criticas à rede viária de apoio à UA e ao Hospital. "Parou no tempo", referiu, sendo essa uma situação "inacreditável", na sua opinião. "Vejam o quanto mudou Aveiro nos últimos 40 anos. A UA tinha mil alunos, hoje tem 15 mil. As vias de acesso à Universidade e ao Hospital são as mesmas que usamos há 40 anos, inacreditavelmente. Está tudo na mesma em termos de infraestruturas de acesso rodoviário".

Foi assinalado hoje o 4.º aniversario do Centro Hospitalar do Baixo Vouga. O Presidente do CHBV, Aurélio Rodrigues, é o convidado hoje do programa 'Conversas' que é emitido às 19h00, em directo.

No contexto da ampliação e requalificação do Hospital, será elaborado um projeto com um novo módulo com uma área de cerca de dois mil metros quadrados, para alojar o Hospital de dia e a consulta externa, serviços que se encontram espalhados por diferentes pisos, com perdas de funcionalidade efectiva.