Nó da A25 nas Agras deverá abrir até final do mês. Autarquia fica com responsabilidades na operação.

2015-10-08 12:01

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O acesso das Agras à A25 está cada vez mais próximo da abertura mas vai custar à Câmara de Aveiro uma cláusula que a autarquia não queria no contrato com a ASCENDI, concessionária da auto-estrada. Acidentes ou interrupções na ligação à A25 podem custar o pagamento de verbas que a autarquia não queria assumir. Esse acordo foi aprovado ontem pelo executivo com a abstenção do PS. Ribau Esteves salienta que assinado o acordo e construído o pórtico que está em execução falta o licenciamento ambiental que está em curso (com áudio).

Eduardo Feio, do PS, diz que a solução é a possível mas não gosta de ver a autarquia arcar com obrigações relacionadas com o fluxo de aceso à A25. Salienta que o que nasce torto tarde ou nunca se endireita. “Somos contra a geometria da faixa de aceleração e este protocolo tem cláusulas que são muito gravosas. Não há cálculo quanto aos custos da não prestação de serviço. Pensamos que é uma má solução”.

Nos pressupostos para a ativação do acesso, resta o processo de licenciamento ambiental que garantiu a dispensa de avaliação de impacto ambiental. “A ligação da Avenida das Agras Norte à A25 foi executada pelo Município de Aveiro em desconformidade legal com o estabelecido no Regime Jurídico da Reserva Ecológica Nacional, dado que, parte desta intervenção de insere em REN, tornando-se necessário elaborar um procedimento de Reconhecimento de Interesse Público”.

Entretanto, a autarquia e a ASCENDI acordaram o reforço das operações de limpeza dos nós rodoviários. As operações visam os nós das Pirâmides, Esgueira, Aveiro nascente e Estádio.