Nelson Peralta levou proibição do uso do Glifosato ao Parlamento mas medida foi chumbada.

2019-12-22 15:01

Categoria: 

Concelho: 

Nelson Peralta apresentou em plenário três projetos de lei sobre glifosato, o herbicida mais utilizado no país e que continua a levantar dúvidas quanto aos efeitos na saúde.

O Bloco de Esquerda propôs que o uso do glifosato seja banido do espaço público, nomeadamente ruas, passeios, esplanadas e praças.

Várias autarquias avançaram nesse sentido mesmo sem imposição legal que o BE quer fixar.

O deputado eleito por Aveiro ropôs ainda a proibição da sua venda a não profissionais e defende que a análise à presença da água dos sistemas de abastecimento seja obrigatória para garantir a sua qualidade e a confiança da população na água da torneira.

As propostas de uso no espaço público e de uso não profissional acabaram rejeitadas com os votos contra de PS, PSD PCP e CDS. A proposta de análise às águas foi rejeitada com os votos contra de PS e PSD.O deputado Nelson Peralta lamenta a rejeição das propostas.

“Há quem tenha colocado à frente do interesse das populações os interesses das multinacionais agroquímicas. Apresentamos três medidas simples para reduzir os riscos de exposição. Vamos continuar a bater-nos por estas medidas”. O parlamentar eleito por Aveiro criticou ainda a bancada do PS por ter mudado de voto “Agora o PS votou contra o que antes votou a favor, quando agora o seu voto era decisivo”.