"Não queremos a bicicleta só na área da indústria" - Gil Nadais.

2016-06-25 09:19

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Águeda mantém interesse no desenvolvimento industrial no setor das duas rodas mas volta a colocar a utilização da bicicleta nos circuitos diários como aposta central para alavancar a economia. A declaração foi reafirmada na apresentação do projeto ‘Portugal Bike Value’. 

Iniciativa que procura apresentar à indústria do setor das duas rodas o potencial de localização de indústrias, capacidade de fornecimento e integração com centros tecnológicos, universidades, autoridades locais, e também um terreno para a experimentação com uma comunidade ampla de utilizadores.

E é neste espaço que a Câmara de Águeda quer intervir. Gil Nadais diz que essa aposta não pode falhar. Depois de um projeto com bicicletas elétricas de utilização partilhada o autarca quer renovar os modelos (com áudio).

O Portugal Bike Value é uma iniciativa liderada pela ABIMOTA, associação de empresas do setor das duas rodas que tem papel central na economia de Águeda. Os responsáveis lembram que este projeto tem 5 anos e abriga várias apostas na mobilidade assente na mobilidade suave. “A indústria da bicicleta é sexy e temos toda a agente a falar da industria o que é raro, ter um produto em que toda a gente fala de nós”.

Sob esta designação Portugal Bike Value e com a promoção em mercados externos, o número de propostas de investimento internacionais tem vindo a crescer e tem aumentado o interesse sobre as competências dos fornecedores e as condições para alugar ou construir novas instalações em Portugal.

A Universidade de Aveiro, através da Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave, realça mais este momento de encontro e de vontades em torno das duas rodas. José Carlos Mota recordou que há trabalho em fase de implementação como a dinamização do uso das duas rodas nos campus universitários que terão efeito a médio e longo prazo.

“Há um conjunto de circunstâncias em Portugal que podem transformar um país que fala muito de bicicletas mas anda pouco de bicicleta num tema que pode servir do ponto de vista da economia, do emprego e do território e da nossa qualidade de vida. Isso mostra a importância deste momento”.