"Não podemos ter mais tempo um presidente de Câmara que se limita a ser o herdeiro da coroa" - Eduardo Conde.

2017-05-01 11:54

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Cerca de 350 pessoas marcaram presença no almoço de lançamento da candidatura de Eduardo Conde à Câmara de Ílhavo.

Na freguesia de onde é natural, o candidato “mostrou-se” aos militantes socialistas e aos simpatizantes da candidatura sem receios da opinião pública pela mudança de quadrante político.

Afirmou a necessidade de criar condições para abrir um novo ciclo autárquico que “retome” a liderança política de Ílhavo e afirme a “inclusão” de quem tem ideias que não seguem os princípios da maioria.

O cabeça de lista do PS recusa a ideia de uma Câmara “predadora fiscal” e prometeu reforço do apoio às instituições particulares de solidariedade social.

“Comigo as IPSS terão mais e melhor apoio. Como presidente ouvirei e trabalharei para colocar o concelho num patamar de excelência”.

Conde reafirmou interesse em lançar as bases de um projeto assente na educação e no dinamismo empresarial com criação de oportunidades para os mais jovens e referiu-se a Fernando Caçoilo como “herdeiro da coroa” (com áudio).

Sérgio Lopes, responsável pela concelhia socialista de Ílhavo, defendeu a “urgência da mudança” de paradigma na governação autárquica por considerar que o concelho de Ílhavo parou no tempo.

“Precisamos de um presidente que nos orgulhe, que não copie discursos, que tenha densidade intelectual. Precisamos de gente com energia e não gente desgastada que está por favor e que não confia nas potencialidades da nossa terra. Temos que acabar com o esbulho fiscal. É tempo de termos uma gestão autárquica inteligente”.

Com um projeto alternativo que difere de apostas de anteriores ciclos autárquicos que assentaram em militantes socialistas, a federação distrital reconhece o “arrojo” do projeto.

Pedro Nuno Santos, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, diz que o PS está a valorizar o capital humano de Ílhavo procurando as melhores soluções tendo ou não cartão partidário.

“Apresentamos bons candidatos. Não têm que ser do partido, são bons cidadãos de Ílhavo. Gente respeitável. Fomos procurar o melhor e desafiá-lo para trabalhar pelas gentes da sua terra. Tivemos a capacidade de sair de quatro paredes e olhar para Ílhavo para sair deste intervalo de quatro anos”.

Com as candidaturas assumidas de Eduardo Conde (CMI), Luís Leitão (Assembleia Municipal), João Campolargo (São Salvador), Modesto Santos (Gafanha da Nazaré), Sérgio Magueta (Gafanha da Encarnação e Domingos Vilarinho (Gafanha do Carmo) o PS parte para o terreno à procura de contributos para o programa autárquico. 

O almoço de arranque contou com a presença do candidato do PS em Aveiro, Manuel Sousa, antigo presidente do conselho executivo da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes que deixou uma palavra de apoio. "Tantos anos em caminhos paralelos... É motivante sentir que assim continuará".