Museu de Arte Sacra e sede da Confraria do Bacalhau ocupam antigo quartel de Bombeiros de Ílhavo.

2017-07-13 19:05

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Um museu dedicado à Arte Sacra e um espaço para a Confraria do Bacalhau vão nascer na zona do antigo Quartel dos Bombeiros.

O antigo quartel de bombeiros de Ílhavo vai dar lugar a um arranjo urbanístico de qualificação no centro da cidade de Ílhavo. Parte do quartel vai abaixo e cria uma zona mais ampla de acesso à Igreja matriz. Ideia revelada na celebração do 27ª aniversário da elevação de Ílhavo a cidade. 

Trata-se de uma intervenção no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Ílhavo. Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, destaca as apostas em qualificação urbana (com áudio).

A Confraria Gastronómica do Bacalhau ganha uma sala de receções no centro da cidade. Hugo Coelho, em representação da confraria, assume que o tema estava a ser tratado há algum tempo e responde às necessidades da associação que se dedica à promoção do bacalhau enquanto elemento típico da cultura ilhavense e decisivo na economia local.

“Também na parte da cultura pela história do bacalhau que é alavanca na economia da região. Este espaço vai ser motivo de orgulho e será uma boa sala de receção e quiser falar sobre bacalhau”.

A celebração do 27ª aniversário da elevação de Ílhavo a cidade foi momento para conhecer obras em curso na freguesia. A Junta mostrou trabalho no âmbito do contrato de delegação de competências. João Campolargo, Presidente da JFSS, gostava de ver os autarcas juntos mais vezes a debater temas de interesse comum.

“Penso que é momento para observar o trabalho que a Junta faz na higiene urbana e os contratos interadministrativos. É uma visita rápida e que deveria ter mais tempo. Deveríamos avaliar de forma diferente as questões que são de interesse para todos nós. As agendas são complicadas, espero que sejam estas as razões, mas julgo que estes momentos permitem melhor conhecimento”.