Murtosa tem 45 kms de caminhos cicláveis.

2017-04-03 10:46

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Murtosa já vai com 45 kms de percursos cicláveis. Informação avançada na X edição do Fórum Murtosa Ciclável, um espaço de informação e reflexão, aberto a toda a população, organizado pela Câmara Municipal.

O Vice-Presidente da Câmara, Januário Cunha, fez a história de 10 anos e conclui que há progressos assinaláveis.

De seguida, usou da palavra o adjunto do Presidente, Agostinho Oliveira, que falou acerca do European Cycling Challenge, em particular da participação dos Municípios da Região de Aveiro, que se repetirá em 2017. Realçou o papel da Murtosa no resultado global de 2016, dando conta que, dos cerca de 14000 km pedalados na região, cerca de 42% foram na Murtosa.

O Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Batista, falou acerca dos investimentos futuros no domínio da mobilidade suave e da acessibilidade, realçando os projetos do “remate sul do aglomerado urbano da Torreira” e da “reabilitação da zona da Acabada”, no centro da vila.

Deu a conhecer, igualmente, a “Grande Rota da Ria”, um projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, que unirá os percursos cicláveis dos 11 municípios que a integram e que potenciará o turismo ciclável, o birdwatching e a divulgação destes territórios.

O autarca frisou a importância da escala regional dos projetos como fator crucial de afirmação e sucesso dos mesmos, afirmando que a “Grande Rota da Ria” se assumia como a “materialização do desiderato de promoção de um conjunto de territórios, cada um com as suas especificidades e atratividades, que têm a Ria de Aveiro como elemento identitário agregador”.