Murtosa lidera rankings financeiros das autarquias.

2016-11-24 09:48

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara da Murtosa destaca a sua prestação financeira espelhada no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, referente a 2015, publicado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.

Continua a ser das autarquias com “melhor desempenho financeiro em Portugal”, aparecendo nos lugares cimeiros numa série de rankings e indicadores analisados na publicação, alcançando mesmo o 2º lugar, em termos de eficiência financeira, de entre as autarquias de pequena dimensão (< 20.000 habitantes) e o 1º lugar no ranking global do Distrito de Aveiro.

Ainda segundo o estudo, a Murtosa é uma das 10 melhores pagadoras a nível nacional, posicionando-se em 7º lugar no ranking nacional dos 10 municípios (em 308) com menor prazo de médio de pagamentos a fornecedores.

Em termos de equilíbrio orçamental, que mede o ajustamento da despesa à receita certa permanente, com vista à promoção da sustentabilidade financeira, a Autarquia Murtoseira ocupa o 6º lugar.

Já no ranking dos Municípios com menor volume de juros e outros encargos financeiros pagos em 2015, a Autarquia Murtoseira aparece em 16º lugar.

“Este indicadores revelam, uma vez mais, o rigor colocado na gestão do Município da Murtosa, que consegue honrar os seus compromissos e, simultaneamente, ter um elevado grau de concretização de investimentos na valorização do território e incrementar o apoio às famílias e às instituições do Concelho”, refere nota da autarquia.

Os rácios da dívida por habitante também coloca a Murtosa em destaque com 162,96 euros por munícipe apenas ultrapassada por Ovar com 97 euros por habitante. A dívida de Águeda representava 148,05 euros por habitante.

A mais elevada é a de Aveiro com 1567 euros por habitante. No caso de Ílhavo, a dívida “per capita” estava nos 566 euros, em Estarreja nos 437 euros, em Oliveira do Bairro nos 550 euros e em Vagos nos 573 euros. Albergaria-a-Velha com 196 euros, Sever do Vouga com 255 e Anadia com 266 euros apresentam valores intermédios.

Os dados são referentes a 2015 com as autarquias a anunciarem melhorias no último ano.