Murtosa celebra aniversário do concelho com abertura da "Casa das Gerações".

2015-10-22 10:45

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara da Murtosa assinala o aniversário de criação do concelho num programa comemorativo, que decorrerá de 29 a 31 de outubro, com destaque para a inauguração da “Casa das Gerações”. No próximo dia 29 de outubro passam 89 anos sobre a data da criação do Concelho da Murtosa, através do decreto, assinado pelo então Ministro do Interior Interino, Almirante Jaime Afreixo, que emancipou o território Murtoseiro do Concelho de Estarreja, em 1926.

O programa inicia-se no dia 29 de outubro, por volta das 9h, com a cerimónia do hastear das bandeiras, junto aos Paços do Município, seguida de uma romagem à Praça Jaime Afreixo, onde será depositada uma coroa de flores junto ao monumento que evoca a criação do Concelho da Murtosa. Por volta das 9h30 terá lugar a inauguração oficial da “Casa das Gerações”, o espaço que acolherá, entre outras valências, a Biblioteca Municipal.

No dia 30 de outubro, pelas 21h30, o salão da Junta de Freguesia do Bunheiro vai acolher a apresentação da peça “Hotel Sarilhos”, pelo grupo de teatro do Coro de Santa Maria da Murtosa. O evento tem um cariz solidário, na medida em que a receita da bilheteira reverterá integralmente para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Finalmente, no sábado, dia 31 de outubro, no salão nobre dos Paços do Município, terá lugar a apresentação pública do livro e do documentário que registam, para a memória futura, a recriação “A Vida dos Cais”, levado a cabo, no passado mês de julho, na Ribeira do Gago, no Bunheiro.

A “Casa das Gerações, pretende ser um espaço privilegiado de trocas de experiências e saberes entre os Murtoseiros de diferentes gerações, pelo que o edifício acolherá um conjunto diversificado de valências, da leitura de jornais e publicações à consulta de internet, passando pela realização de formações e workshops, pela “hora do conto” para as crianças ou pela projeção de vídeos educativos.

“A Casa das Gerações” nasce no antigo edifício dos Paços do Município da Murtosa. O emblemático imóvel, conhecido popularmente por “Câmara Velha” foi adquirido à família Barbosa, logo após a criação do Município da Murtosa, em 1926, tendo aí funcionado os serviços da Câmara Municipal até à inauguração, em 1983, dos actuais Paços do Município, na Acabada. O espaço albergou, igualmente, um conjunto de outros serviços públicos, como a Repartição de Finanças e a Conservatória do Registo Civil.