Município de Ovar junta mais de mil alunos do concelho para celebrar o Dia Mundial da Árvore.

2024-03-21 17:58

Categoria: 

Concelho: 

Mais de mil alunos do primeiro ciclo dos três Agrupamentos de Escolas do concelho, celebraram o Dia Mundial da Árvore que se assinala, hoje, 21 março, com inúmeras iniciativas de educação ambiental que decorreram no Parque Urbano.

"De forma informal e divertida, a ação, inserida no Programa de Educação Ambiental do Município de Ovar, quis sensibilizar os mais novos para a importância das árvores e da floresta, desafiando-os a darem o seu contributo para um concelho e um planeta mais sustentáveis", referem os promotores.

Nesta iniciativa pioneira do Município de Ovar, que teve como mote a “Prevenção e Proteção da Floresta”, as crianças tiveram oportunidade de usufruir da natureza e participar em vários jogos educativos. 

A iniciativa contou ainda com a participação das Forças de Segurança do concelho, do ICNF e da Associação Florestal do Baixo Vouga que puderam dar conta daquele que é o seu trabalho, no âmbito da proteção, preservação e valorização do meio ambiente.

“O Município de Ovar tem vindo a proporcionar inúmeras iniciativas e experiências diferenciadoras às crianças do concelho que contribuem para marcar de forma positiva os seus percursos”, destaca Domingos Silva, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ovar, reiterando que a educação ambiental é uma das prioridades do Município de Ovar. Desta forma, acrescenta o autarca, “estamos a garantir um futuro mais sustentável, com gerações mais informadas e sensibilizadas para as problemáticas ambientais, mas também o presente, já que as crianças acabam por influenciar positivamente toda a família”.

No âmbito da candidatura do Município de Ovar a Cidade Amiga das Crianças, da UNICEF, também os Direitos da Crianças estiveram em destaque nesta ação.