Município de Ílhavo entrega 225 compostores domésticos em todas as Freguesias.

2024-04-12 16:48

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Ílhavo concluiu a entrega de 225 compostores, dando continuidade ao projeto de separação seletiva e valorização de biorresíduos, que corresponde ao tratamento na origem. Esta iniciativa realizou-se no âmbito dos Contratos Interadministrativos com as Juntas de Freguesia para 2023 e corresponde a um investimento de 10 mil euros.

Numa primeira fase, o Município de Ílhavo abriu inscrições para a atribuição de compostores domésticos, numa ação exclusivamente dedicada a munícipes que residam em moradias com terreno disponível para incorporação do composto resultante. É ainda de ressalvar que os equipamentos agora disponibilizados têm 300 litros de capacidade, uma base com 60x60 [cm²] e que requer instalação direta no solo.

Das inscrições recebidas, resultou a entrega de 12 compostores na Freguesia da Gafanha do Carmo, de 29 na Freguesia da Gafanha da Encarnação, de 75 na Freguesia da Gafanha da Nazaré e de 109 na Freguesia de São Salvador. Nas sessões de entrega, que decorreram em cada uma das freguesias, foi disponibilizado um manual de utilização e foram prestados esclarecimentos essenciais, que serão agora complementados com uma formação a decorrer no dia 18 de abril, no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo, com duas sessões, às 18h00 ou às 19h30.

Esta ação de formação esclarecerá os participantes sobre o que se deve separar, de que forma, quais as vantagens e quais os procedimentos a ter em conta, com vista à obtenção de um bom composto, para, efetivamente “devolver à terra, o que a terra já lhe deu!”.

A compostagem é um processo fundamental para a redução da produção de resíduos indiferenciados, visto que se estima que os biorresíduos (restos de resíduos alimentares e resíduos verdes), correspondam a cerca de 40% da totalidade deste tipo de resíduos.

Desta forma a contribuição de todos é muito importante, não apenas para o meio ambiente, mas também e para a “carteira” de cada um, uma vez que a quantidade de resíduos indiferenciados recolhidos se reflete numa taxa aplicada à água que consumimos. A redução dos resíduos indiferenciados corresponde à principal meta da estratégia do Município para a redução dos resíduos enviados para aterro. Para atingir esta meta, incluem-se também outras medidas, de carácter contínuo, como o alargamento da rede de ecopontos e as ações de sensibilização em matéria de gestão de resíduos.

Em 2024, o Município de Ílhavo, com o apoio de todas as Juntas de Freguesia, num novo investimento de 10 mil euros, repetirá o procedimento de atribuição de compostores domésticos.