Monumento evoca 100 anos de presença militar em São Jacinto.

2019-08-24 09:01

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A homenagem da Câmara de Aveiro ao Regimento de Infantaria 10, pela presença centenária em São Jacinto, quer funcionar como chamada de atenção para a importância de construir a paz no dia-a-dia, simbolizando a paz como conquista e não direito garantido.

Ribau Esteves fez questão de o assumir nessa dupla condição de agradecimento e memorial pela presença centenária dos militares que remonta ao tempo em que a aviação naval francesa vigiava o movimento de submarinos alemães na I Grande Guerra.

O autarca de Aveiro explica que a oferta surge em jeito de agradecimento pelo trabalho desenvolvido em nome da manutenção da paz (com áudio)

Inauguração de um monumento no dia em que arrancava o Festival Dunas de São Jacinto na praia do concelho de Aveiro.

O presidente da Câmara de Aveiro regista o esforço da área militar que presta serviços ao mundo, à cultura da paz num tempo que exige sobretudo “forças armadas competentes como é o caso do RI10”.

O comandante Costa Santos regista o gesto já depois do RI10 ter oferecido um monumento ao município com a colocação de uma peça escultórica numa das principais rotundas de Aveiro.

Acredita que será inspiração para militares e visitantes e marco nessa relação com a comunidade (com áudio)

O escultor Albano Martins diz que procurou fazer a viagem de 100 anos pela história da área militar e quis um monumento à escala humana que permite uma visualização mais próxima (com áudio)