Moisés Ferreira quer plano de contingência na resposta ao pico do surto de gripe.

2016-01-04 08:12

Categoria: 

Concelho: 

Moisés Ferreira defende a criação de um plano de contingência para o distrito de Aveiro no caso de surto de gripe e quer mais médicos e mais camas disponíveis no pico da afluência. O deputado do BE lembra que o Governo já alertou a população para o fato de vários hospitais estarem já muito próximos do limite da sua capacidade.

Para o deputado os sinais são preocupantes uma vez que Portugal ainda não viveu, este ano, um surto de gripe. Afirmando como expectável que este surto ocorra no início deste ano, Moisés Ferreira defende como “fundamental” saber que medidas estão a ser tomadas para garantir que o SNS e os hospitais conseguem dar resposta a um aumento da afluência.

“Se hoje em dia (e ainda sem esse pico de afluência) alguns hospitais já se encontram no limite da sua capacidade, então é da maior importância que exista já um plano de contingência no caso de vir a ocorrer um surto de gripe”.

A experiência de anos anteriores e os tempos de resposta no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga e no Centro Hospitalar do Baixo Vouga levam o BE a pedir esclarecimentos ao Governo sobre o reforço do atendimento e o reforço das camas para internamento.