Ministério da Saúde garante apoios à modernização do Centro Hospitalar.

2017-01-19 15:01

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga apela aos empresários que colaborem na modernização de equipamentos e um dia depois desse apelo surge a reação do Ministério da Saúde a garantir que há dinheiro para obras e equipamentos.

Aurélio Rodrigues, presidente do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, foi a Estarreja pedir apoio aos empresários para colaborarem no financiamento de obras no Hospital Visconde de Salreu com um custo avaliado em 2,5 milhões de euros.

“Peço desculpa e compreensão pelo Estado dirigir-se aos cidadãos mas é uma questão de cidadania”, disse Aurélio Rodrigues num encontro com empresários. O início do projeto aposta no Hospital de Estarreja como forma de responder a décadas de operação sem investimento nas instalações (com áudio).

Fernando Paiva Castro (AIDA) assume que os empresários estão disponíveis para colaborar. “A área de responsabilidade social faz parte do nosso programa. Há muitos anos que é assim. Tanto assim que aquando da celebração dos 30 anos do hospital do Infante D. Pedro colaborámos nessa perspetiva”.

Diamantino Sabina, autarca de Estarreja, fala num regresso ao passado no tempo em que a sociedade civil assumia investimentos na saúde. “Não é hoje uma obrigação dos parceiros sociais mas vendo a situação desta unidade era interessante que os empresários conhecessem a atual situação,. O que se pretende fazer e o custo. Por pouco que colaborem creio que é um alerta para o Estado”.

A reação do Estado surge um dia depois com a garantia de financiamento. “A renovação de equipamentos, bem como as remodelações consideradas prioritárias a nível de instalações para este Centro Hospitalar, que integra os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, estão previstas e são para executar, entre as quais, obras candidatas a fundos comunitários, que obedecem ao cumprimento de regras específicas para análise dos projetos apresentados na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro no âmbito do POR Centro 2020”.

A ARSC informa que para o CHBV estão previstas a remodelação do serviço de urgência do Hospital de Águeda, obras de beneficiação e requalificação de espaços no Hospital Infante D. Pedro (Aveiro), a conclusão das obras em curso no Hospital Visconde de Salreu (Estarreja), bem como as propostas de candidatura apresentadas pelo Conselho de Administração do CHBV EPE, para aquisição de diversos equipamentos.

Para este Centro Hospital estão também previstas candidaturas para projetos de eficiência energética e, também, nas áreas da investigação e inovação.