Miguel Viegas vê potencial de crescimento na produção de kiwis.

2016-12-09 11:13

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Miguel Viegas, deputado do PCP ao Parlamento Europeu esteve, quarta-feira, no distrito de Aveiro em contacto com as “realidades sociais e económicas da região”. A deslocação ao distrito incluiu uma visita à KiwiCoop, em Oliveira do Bairro, exemplo das “potencialidades” do país que, segundo Miguel Miegas, “precisam de políticas adequadas para poderem contribuir para o desenvolvimento da região e inverter a atual trajetória de empobrecimento e de dependência”.

A produção de kiwi tem hoje um peso significativo na região, como produto de excelência que tem resistido à concorrência de produções estrangeiras, designadamente de Itália. Portugal é um exportador líquido de kiwis, e a Kiwicoop tem tido um papel fundamental neste setor.

Ainda assim, a produção está muito abaixo da capacidade potencial. Nas estimativas da direção da cooperativa, dos 700 hectares disponíveis, apenas estão a ser explorados cerca de 300, o que dá uma dimensão da margem de progressão existente e da riqueza que ainda está por explorar.

Neste sentido, estão já em curso diversos investimentos visando aumentar a capacidade de processamento e armazenamento, com fundos estruturais, uns confirmados outros ainda em fase de aprovação.Pela parte do PCP, fica a necessidade de acompanhar projetos já em atividades e novos ao nível da instalação de novos agricultores, “por forma a dar sustentabilidade a todo o projeto na sua globalidade”.

“É fundamental que os pequenos produtores, maioritários na região, sejam apoiados nos seus projetos de instalação, e que os apoios aos rendimentos previstos no primeiro pilar da Política Agrícola Comum, possam chegar de facto a quem precisa e não ficarem nas mãos dos 20% mais ricos como acontece agora”.