Miguel Viegas quer apoio à produção biológica de Mirtilo.

2017-03-17 20:50

Categoria: 

Concelho: 

Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu, esteve hoje de visita às instalações da AGIM, no concelho de Sever do Vouga.

A Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial é uma associação sem fins lucrativos que centra a sua atividade na valorização e representação da fileira dos pequenos frutos.

A visita, realizada a pedido do PCP, enquadra-se num conjunto de auscultações visando “aprofundar o conhecimento da realidade da produção biológica em Portugal e na região, e recolher contributos para as atuais negociações em curso, entre o Parlamento Europeu e o Conselho, sobre o novo regulamento sobre produção biológica”.

A produção biológica de mirtilo assume, em Sever do Vouga, uma importância crescente mas existem vários constrangimentos que impedem um maior alargamento deste segmento de produção.

Foram relatados falta de apoios específicos à produção biológica que tem custos mais elevados, de uma análise deficiente das candidaturas aos subsídios para investimento e aos custos do processo de certificação.

Miguel Viegas promete seguir de perto este dossier em defesa da produção biológica que “pode representar uma parte da resposta necessária para a afirmação de um modelo agrícola sustentável, que assegure a qualidade e segurança dos alimentos e a valorização do meio rural”.