Miguel Viegas pede proteção para fileira dos pequenos frutos.

2015-06-30 11:17

Categoria: 

Concelho: 

Miguel Viegas, deputado do PCP ao Parlamento Europeu e candidato da CDU às próximas eleições legislativas pelo distrito de Aveiro, esteve, este domingo, em Sever do Vouga na Feiro do Mirtilo e deixou palavras de incentivo a quem se dedicada à produção pedindo a valorização dos produtos.

A produção de pequenos frutos, com destaque para o mirtilo, é uma atividade em crescimento na região, representando uma oportunidade para muitos jovens que encontram assim uma saída profissional face à crescente procura dos mercados internacionais.

Miguel Viegas salientou a necessidade de criação de instrumentos que garantam “o pagamento de um justo preço a quem produz”, sem deixar de incentivar o aumento da cadeia de valor com a diversificação a jusante de novos produtos associados (doces, licores e outras doçarias).

Salientou, ainda, a necessidade de “acompanhar” a criação recentemente anunciada do observatório de cotações do mirtilo, morango, amora, groselha e framboesa pela Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial (AGIM).

“Infelizmente, a produção até aqui, tem sido abandonada à voragem desregrada dos mercados. Sem qualquer proteção face aos intermediários e na impossibilidade de armazenar o seu produto que é altamente perecível, os preços pagos ao produtor chegaram no ano passado aos 3,5 euros por quilo, muito abaixo dos custos de produção e apesar do mesmo mirtilo ser vendido nas grandes superfícies a cerca de 25 euros por quilo”.