Miguel Viegas defende medidas de proteção para a Serra da Freita.

2015-06-22 11:44

Categoria: 

Concelho: 

Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu e primeiro candidato às próximas Eleições Legislativas pelo distrito de Aveiro, esteve este domingo (21 de Junho) na Serra da Freita, acompanhado por diversos ativistas da CDU, entre os quais José Gaspar, membro do Comité Central do PCP para discutir medidas de preservação ambiental.

“Há muito que a CDU exige medidas de preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida das populações naquela zona serrana do interior Norte, tendo proposto no passado a criação de um gabinete para articular políticas de intervenção”.

Ao longo dos últimos anos, foram assumidas propostas legislativas recomendando políticas de desenvolvimento sustentadas na valorização dos recursos endógenos e no envolvimento das populações, das autarquias e das associações locais ligadas ao ambiente e às atividades económicas, designadamente em relação à agricultura e ao turismo.

“A Serra da Freita, parte integrante da Rede Natura 2000, beneficia de uma reconhecida importância ambiental. Nela predominam ainda as atividades agropecuárias e florestais de enorme importância para a região e para o país, que, em articulação com o turismo e lazer, deveriam representar um importante alavanca de desenvolvimento para os concelhos que abrange e, de forma geral, para todo o distrito”.

O PCP lembra que apesar de funcionar como pólo turístico, a Serra da Freita “enfrenta problemas sociais e económicos que se agravaram de forma significativa nos últimos anos em função das políticas empobrecimento e destruição do País que aceleraram a desertificação e o abandono das atividades produtivas”.