Marcos Ré admite que equipamentos da Rede de Saneamento em Mira e nos municípios a sul de Ílhavo necessitem de modernização.

2018-07-14 07:25

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Marcos Ré admite que os equipamentos da Rede de Saneamento em Mira e nos municípios a sul de Ílhavo necessitem de modernização mas garante que a Rede em Ílhavo está qualificada para receber os efluentes desses municípios "desde que bem tratados" na fase inicial.

O Vice- Presidente da Câmara de Ílhavo, Vereador com a 'pasta' do ambiente, comentou as recentes notícias sobre descargas para cursos de água que chegam ao Canal de Mira da Ria de Aveiro. Admite que o 'quadro' possa estar relacionado com as fragilidades da rede a sul. (com áudio)

Declarações do Vice-Presidente da Câmara de Ílhavo no dia em que o Ministro do Ambiente vai estar em Montemor para a formalização da criação da empresa Águas do Baixo Mondego e Gândara.

Esta nova empresa formada pela três Autarquias pode ser a chave para a modernização e ampliação da Rede uma vez que a UE considera que os sistemas de água e saneamento devem abranger uma população mínima de 50 mil habitantes e a candidatura a fundos comunitários depende dessa escala. Os três Municípios a sul de Ílhavo estão a constituir a ABMG, empresa municipal Águas do Baixo Mondego e Gândara, empresa pública detida exclusivamente pelos três Municípios em partes iguais.

Desta união pode nascer o investimento nos setores do abastecimento de água e no tratamento de águas residuais (saneamento) decisivo para preservar as linhas de água que acabam no canal de Mira da Ria de Aveiro sobretudo quanto às estações elevatórias e estações de tratamento de águas residuais necessárias ao funcionamento do sistema.