Maioria faz balanço positivo ao novo regime de estacionamento em Aveiro.

2015-02-07 10:26

Categoria: 

A Câmara de Aveiro faz balanço positivo ao primeiro mês do novo tarifário do estacionamento pago. Ribau Esteves ouviu críticas e elogios pela política introduzida de penalizar os custos de quem estaciona no centro e aliviar a carga sobre o estacionamento em zonas limítrofes. Na resposta aos deputados municipais, o autarca garantiu que a nova política era uma obrigação pela carga a que a cidade está sujeita e que ultrapassa em larga escala a vivência dos residentes.

“Fazemos balanço profundamente positivo. Temos uma realidade base que é bom não esquecer. A nossa cidade tem uma circunstância completamente anómala para cidades da nossa dimensão. O tráfego que gera é desproporcionado à quantidade de residentes que tem. Precisa de abordagens no tratamento dos fluxos onde o estacionamento tem presença de forma diferente”.

O autarca fazia referência à penalização dos custos do estacionamento no Centro e à criação de parques de longa duração fora desse perímetro mais central. Na AM ouviram-se críticas e elogios ao primeiro mês do novo tarifário.

"Temos mais lugares e oferta diferenciada" considerou o Social Democrata Manuel Prior. Filipe Guerra, do PCP, reconheceu a importância da gratuitidade ao sábado mas criticou o aumento da área de cobrança. Francisco Picado, do PS, esperava ver a Câmara apresentar também a política de mobilidade e revelar os planos para o futuro da Moveaveiro.