Legislativas: António Costa em comício do PS na cidade de Aveiro.

2019-10-01 07:58

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Legislativas 2019.

António Costa em comício na cidade de Aveiro.

A candidatura do PS recebe hoje o líder do PS e candidato a Primeira-Ministro para um encontro, às 21h00, no auditório Centro Congressos.

Depois de um fim de semana marcado pela presença em força de partidos de direita no distrito, este início de semana fica marcado pelos comícios dos partidos da geringonça.

O PS levou a campanha ao concelho de Castelo de Paiva em contacto com trabalhadores e empresários.

Filipe Neto Brandão foi o porta voz para dizer que o crescimento da economia foi alicerçado no “forte crescimento das empresas mais inovadoras e mais abertas à concorrência internacional”.

“Está claro que a estratégia de defender o empobrecimento do país e dos nossos trabalhadores como fator de competitividade é errada”.

A CDU contou com Jerónimo de Sousa na cidade de Aveiro ao lado de Miguel Viegas e o estímulo às votação para eleger o deputado por Aveiro.

“Aveiro precisava de uma voz de combate, uma voz empenhada na procura da defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo de Aveiro e essa é o Miguel Viegas”, disse Jerónimo de Sousa.

O líder comunista criticou ainda o PS por estar “embriagado” pelas sondagens positivas e a derivar à direita.

“O PS não mudou de génese e, com essa consciência, começou esta campanha eleitoral pensando na maioria absoluta, embriagando-se sempre com as sondagens. Começou a considerar que aqueles que, como nós, tinham dado uma contribuição decisiva para os avanços, são muito excessivos, reivindicam muito, propõem muita coisa”.

Miguel Viegas, cabeça de lista, lamentou o que entende ser a “falta de clareza dos principais candidatos relativamente às grandes questões regionais que impactam no desenvolvimento da região”.

“Desta forma, pouco ao nada se sabe sobre as propostas dos principais partidos relativamente a um conjunto de projetos cuja necessidade está há muito identificada”.

A norte, Catarina Martins criticou o PS pelas mudanças na lei laboral com alargamento do período experimental.

"Nós queremos acabar com todos os cortes da troika. As horas extraordinárias têm de ser pagas em dobro, as pessoas têm direito aos 25 dias de férias e as compensações por despedimento tem de ser 30 dias por cada ano de trabalho" disse perante mais de 500 pessoas em São João de Ver, Santa Maria da Feira.

A coordenadora do Bloco de Esquerda começou por assinalar que esta iniciativa era “o maior jantar de sempre do Bloco no distrito de Aveiro” e falou das ações do partido, nesta segunda-feira, lembrando sobretudo a "excelente receção que a caravana bloquista teve em todos os contactos com as pessoas".

A candidatura Social Democrata foi à Feira das Colheitas em Arouca e a cabeça de lista, Ana Miguel Santos, não esconde que nota a campanha a crescer.

“Com o decorrer da campanha eleitoral paulatinamente temos sentido que a nossa mensagem está a chegar à população”.

A cabeça de lista por Aveiro considera que esse processo tem sido em crescendo, “como uma onda” e considera que “as pessoas estão a ouvir mais, estão mais recetivas, e é para isso que serve a campanha eleitoral”.

Aveiro é um dos círculos de maior peso no contexto nacional. Elege 16 deputados sendo o quinto maior em Portugal.

Lisboa (48), Porto (40), Braga (19), Setúbal (18) e Aveiro (16) completam o top cinco dos que mais elegem.