Legislativas: Agenda do PAN destaca alterações climáticas, saúde animal e habitação como pilares de campanha.

2024-01-31 09:07

Categoria: 

Concelho: 

O partido PAN (Pessoas - Animais - Natureza) apresenta Ana Gonçalves como cabeça de lista às Legislativas por Aveiro.

“Avançamos, pelas causas” é o mote da campanha do partido PAN que procura reafirmar a importância de “reforçar a união em torno da justiça social, dos direitos dos animais e da sustentabilidade ambiental”.

A apresentação dos cabeças de lista ficou a cargo da porta-voz do PAN e cabeça de lista por Lisboa, Inês de Sousa Real, numa eleição onde o partido quer voltar a eleger um grupo parlamentar na Assembleia da República.

A lista pelo círculo eleitoral de Aveiro é encabeçada por Ana Gonçalves, tem 49 anos e é professora do ensino básico.

Natural de Angola, reside em Santa Maria da Feira há mais de duas décadas.

Filiou-se no PAN em 2017, é porta-voz da Comissão Política Distrital de Aveiro e Concelhia de Santa Maria da Feira e faz parte da Comissão Política Nacional.

A lista inclui como número dois Ernesto Morais (50 anos, Espinho) membro da Comissão Política Permanente, Comissão Política Nacional e da Comissão Política Distrital, Pedro Rodrigues (33 anos, Aveiro) e Marta Dutra (49 anos, Aveiro) também membros da Comissão Política Concelhia e Distrital de Aveiro.

“É com muita honra que encabeço a lista do círculo eleitoral de AVEIRO nestas eleições. Tenho um enorme orgulho em representar o PAN no meu distrito e trabalhar para alcançar uma sociedade mais justa e inclusiva, com uma visão progressista para deixar um planeta melhor para as nossas crianças e jovens. Contamos com todos/as que querem fazer este caminho”, referiu Ana Gonçalves.

Destacou ainda as prioridades do PAN para o distrito durante esta campanha eleitoral.

“As alterações climáticas, em particular o impacto da erosão costeira nas populações afetadas; a proteção e bem-estar animal, cuja legislação não é cumprida em que alguns municípios do distrito, nomeadamente na sua capital Aveiro; a fixação da população jovem, com medidas capazes de dar resposta às necessidades de habitação a preços acessíveis, complementada com políticas sociais que promovam a natalidade.”

Inês Sousa Real alertou para o que diz ser a “ilusão liberal” sobre alivio da carga fiscal.

“Com uma deputada única, foi o PAN o partido da oposição que mais propostas fez aprovar. Com uma deputada única foi o PAN o partido que mais baixou a carga fiscal”, refereiu.

A porta-voz do PAN reclamou “conquistas” do partido na última legislatura, nomeadamente o alargamento da tarifa social de energia a 200 mil famílias; a redução do IVA de 23% para 6% para aquisição e reparação das bicicletas; o alargamento do passe sub-23 aos estudantes de cursos de formação profissional, a remuneração obrigatória de estágios profissionais e a alteração da Lei da Água, por forma a combater a seca.

Em matéria de bem-estar animal, o PAN diz ter garantido aumento da verba destinada a esta área, que conta atualmente com 40 milhões de euros que “fazem toda a diferença para avançar com a causa animal”.

Inês de Sousa Real realçou ainda a aprovação da criação de uma rede de Hospitais Públicos Veterinários e o IVA zero para alimentação de animais de companhia para Associações de proteção animal.

A porta-voz do PAN abordou ainda o tema da Habitação, colocado como um dos temas da campanha.

“Vivemos hoje, infelizmente, o resultado das más políticas dos últimos governos na área da Habitação. Temos de deixar de brincar às casinhas, como tem feito o PS. Para o PAN, a habitação é um direito e não um privilégio. Foi nesse sentido que conseguimos aprovar o aumento da dedução das rendas e propusemos a suspensão do despejo da casa de família, que foi chumbada pelo PS”.