“Lanço aqui o desafio aos agentes económicos para apanhar a onda de outras regiões que estão a ter crescimento assinalável” – Fernando Caçoilo.

2015-02-22 20:29

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O presidente da Câmara de Ílhavo quer uma aposta mais forte de privados, associações e poderes públicos na “economia azul”. No primeiro congresso dedicado às atividades náuticas, o autarca de Ílhavo recordou a tradição do Município e a dinâmica das associações para desafiar os atores a uma maior ligação e a um esforço coletivo para melhor aproveitar o potencial marítimo. Fernando Caçoilo lembra que o turismo náutico está a crescer e pode continuar a crescer.

“Lanço aqui o desafio aos agentes económicos dos setores do turismo para analisar o potencial de negócio que existe ao nível do turismo náutico e desportivo e a apanhar a onda de outras regiões que estão a ter crescimento assinalável. Estamos no caminho certo ao desenvolver atividades náuticas sempre associadas à arte de navegar seja em contexto de lazer, competição ou desportivo, tendo subjacente o crescimento local e regional integrados numa estratégia nacional e Europeia que garanta a sustentabilidade dos ecossistemas”.

A primeira edição deste Congresso realizou-se no Museu Marítimo de Ílhavo e contou com o apoio da Federação Portuguesa de Canoagem e da Federação Portuguesa da Vela. A experiência de municípios como Peniche e Nazaré na divulgação das atividades associadas à prática de surf é exemplo que o autarca de Ílhavo quer seguir.

“É uma oportunidade única, eventualmente a ultima que temos que aproveitar. É fundamental articular esforços com vista a fomentar a complementaridade de valências potenciando a identidade de cada território através da implementação de boas práticas a favor das economias locais”.