"Juntos pelo Rossio" sugere estacionamento à boleia da venda dos terrenos da antiga lota.

2020-02-03 10:48

Categoria: 

Concelho: 

O Movimento Juntos pelo Rossio inspira-se na recente declaração do Ministro das Infraestruturas sobre a negociação que a Câmara de Aveiro terá de manter com a administração do Porto de Aveiro sobre os terrenos da antiga lota para pedir que seja consagrada aí a criação do estacionamento previsto para o parque em cave no Rossio.

Para os contestatários do projeto que a Câmara de Aveiro tem a concurso, esta seria a solução “natural” desde o início com aproveitamento da area contígua à ponte da A25 e da linha de caminhos de ferro.

Defende tratar-se de uma “solução de baixo custo”, “uma obra com um impacto sócio-económico e financeiro para a população e comércio inexistentes”, “uma obra sem riscos para o edificado existente” e mais consensual.

Aproveita para sugerir ainda a reorganização do trânsito em direção ao Jardim do Rossio e bairro da Beira-Mar; a criação de barreiras físicas de entrada no bairro da beira-mar, com acesso exclusivo a moradores, comércio e hospedagem e a requalificação urgente do Jardim do Rossio como Jardim urbano.

A proposta de siloauto acabou por gerar críticas ao movimento acusado, agora, de combater o estacionamento do Rossio com outro estacionamento.