JS quer modernização da Linha do Vouga no pós Ferrovia 2020.

2018-03-19 14:52

Categoria: 

Concelho: 

A JS de Aveiro acusa os deputados do PSD de fazerem “número político” com a Linha do Vouga e acusa os Sociais Democratas de quererem passar por salvadores "quando foram os coveiros da linha".

O Secretariado da Federação Distrital de Aveiro da Juventude Socialista e as concelhias da JS de Águeda, São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis reuniram, este domingo, na estação de Sernada do Vouga, em Águeda, para debater o estado atual do Vouginha.

Ação que analisou o relatório da Infraestruturas de Portugal conhecido recentemente, que traçou o diagnóstico da Ferrovia, e que colocou a linha como uma das piores do país.

A Juventude Socialista de Aveiro e as concelhias abrangidas pela Linha do Vouga demonstraram a sua preocupação relativamente ao “mau serviço prestado pela CP” a quem acusam de “não respeitar os já parcos horários desta linha” e de suprimir “sem aviso prévio, não raras vezes, algumas das já insuficientes ligações diárias”.

“A Juventude Socialista entende como absolutamente prioritária e urgente a reativação da ligação Sernada do Vouga-Oliveira de Azeméis, que neste momento apenas é servida alternativamente por táxi, deixando o concelho de Albergaria-a-Velha sem ligação ferroviária, repondo, desta forma, a totalidade da Linha do Vouga em toda a sua extensão”.

A JS lembra que a Linha do Vouga atravessa sete concelhos do distrito de Aveiro, abrangendo quase meio milhão de pessoas, podendo tornar-se essencial na resposta às necessidades das populações que hoje não têm um meio de transporte alternativo.

Sugere ao Governo que coloque a Linha do Vouga como prioridade cimeira no pós Ferrovia 2020 na articulação com a linha do Norte, a mudança para via larga, a eletrificação, a retificação do seu traçado onde ele é mais sinuoso, a renovação das composições que circulam, o aumento da oferta horária e a intervenção e requalificação das passagens de nível, estações e apeadeiros ao longo da linha.

Os dirigentes defendem a linha como elo de ligação entre os pólos universitários de Aveiro, Águeda e Oliveira de Azeméis.

Deste encontro resulta o caderno reivindicativo “Um Compromisso com a Linha do Vouga”, um projeto de reflexão sobre este histórico troço ferroviário, que pretendem que constitua uma “prioridade cimeira no plano da ferrovia portuguesa”.

“Os Governos do PSD/CDS foram os maiores responsáveis pelo desmantelamento da Ferrovia em Portugal. No distrito de Aveiro, recordamos a decisão do Prof. Cavaco Silva de encerrar em 1988 a Linha do Dão, que ligava Sernada do Vouga a Viseu, e a intenção do Dr. Passos Coelho em 2011 de desativação total desta linha, apenas travada pela resistência das populações e dos autarcas. Por isso, não deixa de ser irónico que os Deputados do PSD eleitos pelo círculo de Aveiro tenham vindo esta semana lavar as suas mãos da responsabilidade do passado e procurem fazer um número político numa área onde foram os maiores coveiros”, acusa Joana Sá Pereira, Presidente da Federação Distrital de Aveiro da JS.