JS diz que falta ambição à introdução do Programa de Apoio à Redução Tarifária na Região de Aveiro.

2019-05-07 07:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Federação Distrital de Aveiro da JS destaca a redução dos preços dos passes sociais mas critica a aplicação na Região de Aveiro.

Numa nota de balanço à entrada em vigor do Programa de Apoio à Redução Tarifária, a JS afirma que a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, pese embora tenha anunciado reduções de 50%, deixa de fora deste programa o transporte ferroviário e excluiu o passe familiar do elenco dos descontos previstos e não implementou os passes únicos.

“Não quero acreditar que a CIRA, pela voz do Eng. Ribau Esteves, tenha decidido excluir a grande maioria dos cidadãos da Região deste importante programa de redução tarifária só porque o mesmo foi promovido por um Governo do Partido Socialista”, destaca Joana Sá Pereira, Presidente da Federação Distrital de Aveiro da JS.

A Juventude Socialista de Aveiro entende que é igualmente prioritário o alargamento do apoio às carreiras inter-regionais, designadamente ao território da Área Metropolitana do Porto, que tem um fluxo diário assinalável, quer para quem todos os dias se desloca para o Porto ou para o norte do distrito de Aveiro para trabalhar, mas, igualmente, para todos os jovens da Região que utilizam o transporte público para se deslocarem para as Universidades de Aveiro e do Porto.

“Mas também se revela essencial a inclusão do transporte público ferroviário no caso da CIM Região de Coimbra, uma vez que o transporte público rodoviário é praticamente inexistente”.

A Federação de Aveiro da JS apela à vontade da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e dos Municípios para “irem mais longe, e promoverem uma efetiva poupança às famílias e aos jovens da Região de Aveiro, fomentando, igualmente, uma importante e necessária coesão entre os territórios (fora e dentro do Distrito), por via da mobilidade”.