Jorge Morais lidera lista do PAN à Câmara de Aveiro.

2017-07-10 11:56

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Jorge Morais é candidato do PAN à Câmara Municipal de Aveiro. A candidatura que estará na corrida à Câmara e Assembleia Municipal tem como objetivo conseguir uma representação local do PAN, fomentar a participação cívica e valorizar a transparência, melhorias ao nível da mobilidade urbana, proteção ambiental e bem-estar animal e promover uma alimentação saudável, desenvolvimento de novos modelos educativos e envolvimento da comunidade num projecto cultural ético.

Jorge Morais, 43 anos, nascido no concelho de Albergaria-a-Velha, é o candidato do Pessoas-Animais-Natureza à Câmara Municipal de Aveiro. Na lista própria apresentada pelo partido, o cabeça de lista à Assembleia Municipal é Rui Alvarenga, 44 anos, gestor comercial e produtor cultural.

As áreas do Ambiente e Urbanismo fazem parte das prioridades com aposta na criação de espaços verdes. “É intenção do partido que o Município desenvolva, em articulação com o Plano Diretor Municipal, uma Infraestrutura Verde Urbana, com a participação da Universidade de Aveiro e outros parceiros, considerando prioritária a execução de corredores ecológicos, devendo o seu planeamento ser considerado em todas as áreas urbanas do concelho”.

“Aveiro não pode encarar o futuro com base em paradigmas do século passado. Queremos uma cidade para pessoas, não para automóveis. Queremos uma cidade modelo nacional e internacional no que diz respeito à Mobilidade Urbana”, declara Jorge Morais, candidato do PAN à Câmara Municipal de Aveiro.

A contestação à construção de um parque subterrâneo no Rossio é assumida com a necessidade de criar alternativas ecologicamente mais vantajosas para quem vive em ambiente urbano.

“Por ser fundamental para o partido retirar os automóveis do centro da cidade, propõe-se a criação de parques de estacionamento na periferia da cidade com acesso a transportes públicos. A autarquia tem que assumir a criação de infraestruturas que permitam e promovam o uso da bicicleta como meio de transporte prioritário para deslocações dentro de um raio de 6km do centro da cidade. Neste sentido, a candidatura do PAN opõe-se frontalmente a todos os projetos de visão anacrónica que visem trazer mais automóveis para o centro da cidade”.

“Queremos uma cidade com menos automóveis, menos poluição, menos congestionamento de tráfego, menos asfalto. Propomos, em contrapartida, mais investimento na criação de infraestruturas para um modo de Mobilidade Suave, mais espaços para pessoas, mais espaços verdes, mais tranquilidade”, reforça Jorge Morais.

A criação do canil é outras das prioridades. A candidatura define como prioritária a construção de um canil municipal que albergue condignamente os animais errantes do concelho, a realização de campanhas de esterilização, campanhas de adoção e colocação de microchips.

“Defendendo uma sociedade mais justa, em que os animais sencientes sejam respeitados, é de extrema importância levar a cabo campanhas de informação e sensibilização aos munícipes para esta temática de modo a evitar o abandono e maus tratos”.

O PAN propõe-se promover ativamente junto dos estabelecimentos de ensino do concelho e de refeitórios e cantinas públicas a adoção de um regime alimentar saudável e ético. E defende a agilização dos processos de utilização de salas de cultura.

“É necessário desburocratizar a utilização dos equipamentos culturais do Concelho sob a sua tutela, e tornar mais acessível a sua utilização por parte das associações, grupos, companhias e escolas. O Teatro Aveirense deve ser um espaço dedicado à programação constituída por grupos locais, para além da programação idealizada em rede e à internacionalização”, acrescenta Jorge Morais.