Ílhavo: Vereadores do PS defendem carácter público para todas as reuniões de Câmara.

2017-11-01 22:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os Vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal de Ílhavo defendem que todas as reuniões ordinárias daquele órgão deveriam ser de carácter público.

Atualmente apenas uma reunião do mês é aberta ao público numa política seguida por grande parte dos Municípios da região. A proposta de Eduardo Conde, Sérgio Lopes e Sara Pinho não foi acolhida pela maioria PSD no Executivo Municipal e acabou chumbada.

Os Vereadores socialistas entendem que é necessário “reforçar a transparência do funcionamento das reuniões de câmara e a aproximação entre os eleitos e eleitores", sendo que a proposta de abrir todas as reuniões ordinárias ao público e à sua participação é "um dos instrumentos que a autarquia tem ao seu dispor para cumprir aquele desígnio".

Os vereadores lembram que grande parte dos assuntos tratados nas reuniões de câmara não merecem reserva na sua divulgação e o concelho regista "níveis preocupantes de afastamento entre os munícipes e os órgãos autárquicos, evidenciados pela abstenção elevada que se regista em Ílhavo”.

A primeira reunião constituiu ainda uma oportunidade para os Vereadores do PS defenderem, pela voz de Eduardo Conde, a “importância do debate político” a ocorrer naquele órgão, deixando o compromisso da parte dos eleitos do PS de se “baterem pelas melhores políticas para o desenvolvimento do concelho e melhor qualidade de vida das populações, com a garantia de busca pelo debate elevado e cordial, sem esquecer o compromisso eleitoral assumido pelo Partido Socialista e a visão estratégica nele contida”.