Ílhavo: Seniores questionam autarquia sobre acessibilidades, mobilidade e limpeza urbana.

2019-01-24 10:09

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os seniores de Ílhavo levaram ao debate na Assembleia Sénior temas do dia-a-dia com preocupações no campo da segurança, da mobilidade e dos recursos.

Questionaram o serviço público de transportes, os cuidados a ter com a proliferação de ninhos de vespa asiática, a manutenção dos equipamentos informáticos ao serviço dos seniores e os cuidados a manter com o espaço público nomeadamente os passeios nas freguesias do concelho de Ílhavo.

O inquérito feito aos mais velhos deixou indicadores positivos pela forma como os serviços público evoluíram.

Joana Pontes revelou alguns dados para explicar que este estudo visa o melhor conhecimento da realidade dos seniores. 

"A maioria reconhece o município como limpo mas revela preocupação pela limpeza dos detritos dos animais que passeiam na rua. A maioria  dos seniores diz que os espaços verdes estão cuidados mas que há obstáculos nas vias pedonais. Os passeios não estão apenas reservados a peões (carros estacionados) e não têm largura para cadeira de rodas. Os sanitários existem mas com horários reduzidos e são levantadas questões de higiene". 

Às preocupações dos seniores respondeu o autarca de Ílhavo. Fernando Caçoilo respondeu caso a caso e lembrou que muitos aspetos dependem da resposta de cada um dos cidadãos e da sua forma de estar em sociedade.

Quanto às questões materiais não esconde que é possível melhorar o espaço público e anunciou investimento em material informático (com áudio)

O autarca aproveitou as questões sobre a proliferação de vespa asiática para dizer que o problema é complexo. A empresa que colabora no combate aos ninhos prepara o ataque com recursos a drones (com áudio)

Outras das preocupações foi tida com o cuidado animal. Os seniors quiseram saber o que está pensado e a autarquia explica que as campanhas de sensibilização para a adoção estão na primeira linha de respostas (com áudio)

Assembleia em tom divertido com o autarca a abrir os trabalhos com uma frase que deixou os seniores à vontade. "A Assembleia normalmente é para dar pau no presidente".