Ílhavo: "Resta-nos acreditar no cenário da descentralização” - Fernando Caçoilo.

2018-04-02 14:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Feriado Municipal de Ílhavo acentuou o espírito “ambicioso” e “sonhador” das gentes do Município como ponte para um futuro que a autarquia ilhavense acredita estar intimamente ligado à descentralização de competências.

Nos discursos da sessão solene, destaque para a mensagem de abertura do presidente da Assembleia Municipal que assumiu também a disponibilidade do órgão que lidera para nvas competências.

Fernando Maria deixou “reconhecimento ao executivo” por manter “Ílhavo na moda” em parceria com a sociedade civil, associações e entidades como a Universidade. A recente conquista da Taça de Portugal de basquetebol pelo Illiabum mereceu referência em dia festivo.

À direita e à esquerda mensagens políticas sobre o momento vivido no país depois da saída da Troika.

Ricardo Santos (BE) destaca a importância de incentivar a “participação pública” na vida política e um projeto que trabalhe a construção de uma região igualitária e harmoniosa. “Cabe-nos trabalhar para tirar o melhor partido da natureza e dar o melhor cuidado às riquezas da nossa terra”.

O representante do BE na Assembleia Municipal realçou ainda a importância dos temas sociais. “Move-nos a preocupação por temas sociais. O fulgor económico deve consolidar estratégicas de integração da população trazendo os cidadãos ao debate”.

Sandra Roque (PP), líder de concelhia, destacou o impacto da Universidade de Aveiro no Município e realçou o papel do poder local na segurança das comunidades deixando apelo à “união.

“Nos fogos tudo falhou e nada acontece. Temos nós autarcas de ser porto de abrigo dos cidadãos. Temos que ser exemplo já que os exemplos não vêm de cima culpabilizando os municípios pela falta de limpeza. Os municípios devem agir”.

Hugo Lacerda, do PS, fala dos méritos do feriado como momento para reconhecer os que enobrecem as comunidades locais em “estímulo e compromisso”. E lembra que nem todos puderam dar o seu contributo direto na retoma do país.

“Vimos alguma da nossa melhor gente partir para alguma parte do mundo. Apesar dos arautos da desgraça fomos capazes de mostrar que não se combate austeridade com mais austeridade. Provou-se que é possível fazer diferente”.

E deixou uma “farpa” aos Social Democratas de Ílhavo que já levam mais de 20 anos no poder municipal com apelo à construção de modelos mais partilhados.

“Ílhavo tem enorme caminho a percorrer para não ser confundido com uma empresa familiar. O tempo cria vícios e o principal é a confusão da gestão autárquica virada para prestar contas em família”.

Lacerda rematou o discurso com apelo ao investimento na qualificação da ria de Aveiro e de espaços ribeirinhos.

André Guimarães (PSD), o mais jovem elemento da Assembleia Municipal de Ílhavo, defendeu ser uma “honra” saudar os cidadãos e reconhecer os que contribuem para o engrandecimento do concelho. “Todas estas pessoas souberam sonhar. Agradecemos a estas pessoas a vossa ousadia. Somos depositários do vosso sonho”.

E deixou críticas ao PS e à maioria de esquerda no país acusando as dificuldades de sonhar num país de “elevada carga fiscal. “Em Portugal é cada vez mais difícil sonhar. As empresas com carga fiscal asfixiante, empregos com estágios e em que sonhar é cada vez mais difícil. Felizmente ainda estamos em Ílhavo. Mérito da Câmara que se põe ao lado do sonho”, disse destacando as políticas de reabilitação, apoio ao sucesso escolar e pelo incentivo à criação cultural.

“O Governo governa à deriva com a esquerda radical e o município aposta num plano estratégico de desenvolvimento”.

O presidente da Câmara de Ílhavo, Fernando Caçoilo, defendeu o aniversário da restauração do Município como “oportunidade para relembrar a história” mas também para “lançar o futuro” e diz que muito do que se passou em 1895 tem parecenças com os tempos atuais.

“A falta de autonomia apenas espartilha a vontade de ir mais além. Assim foi no passado e assim é no presente. O poder local é baluarte no desenvolvimento económico”.

O autarca destacou como negativo a carga fiscal e o nível de investimento. “Vivemos num país em que em 2017 foram batidos recordes na cobrança de impostos. Assistimos a níveis baixíssimos de investimento público talvez pelas famosas cativações. Resta-nos acreditar no cenário da descentralização”.

Deixou, mais uma vez, garantia de abertura à descentralização de competências e a importância de negociar os pacotes financeiros adequados. “Muitas autarquias estão dispostas a abraçar este desafio. Contudo não podemos esquecer que isto acarreta reforço financeiro. Ílhavo quer convergir para esta realidade”.

Em mais um ano de atividade política, o autarca realçou a “redução da dívida” que teve como corolário a saída do plano de ajustamento. “Fomos capazes de atingir um nível de investimento de 50 milhões e nível de execução acima de 90%”, disse numa referência aos últimos anos.

O reconhecimento de projetos sob a chancela da autarquia com galardões e rankings citados no campo do ambiente, da cultura e da economia, levaram o autarca a garantir que o futuro trará mais investimento. “O futuro prepara-se todos os dias”, resumiu.

O Reitor da Universidade de Aveiro (medalha de ouro do Município), a empresa Prio Energy (medalha de mérito empresarial prateada), Zita Leal (medalha de mérito cultural), Gil Dias (medalha de mérito desportivo) e João Pata (medalha de dedicação em vermeil pela carreira enquanto pedreiro da autarquia) foram os distinguidos no feriado municipal de Ílhavo que se assinala esta segunda de Páscoa.

Do Reitor ouviu-se a importância do alargamento da esfera de influência da UA e a vontade de continuar a acompanhar os Municípios nos seus desafios quotidianos; da Prio a vontade de superar os mil milhões de euros de faturação sendo hoje uma das 30 maiores empresas nacionais; de Zita Leal a gratidão pela distinção por entender que "fez a sua obrigação" enquanto cidadã e de Gil Dias pelo carinho que guarda pelas origens sendo hoje um atleta de alta competição ao serviço da Fiorentina.

A Comemoração do Feriado Municipal está enquadrada este ano pelos 120 anos da Restauração do Município com a inauguração da Exposição “120 anos da Restauração do Município de Ílhavo”.