Ílhavo: PSD elogia "finanças públicas fortes e sólidas, rigorosas e transparentes”.

2018-11-29 10:09

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O PSD de Ílhavo assume satisfação pela forma como foi votado Plano e Orçamento na Assembleia Municipal de Ílhavo e diz que o último Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, que coloca o Município de Ílhavo no 27.º lugar das Autarquias com maior equilíbrio orçamental, espelha o esforço de sustentabilidade.

Afirma o documento como “instrumento equilibrado, realista, socialmente justo e que potencia o significativo desenvolvimento e coesão do território”.

A relação entre a Despesa Corrente (com amortizações) e a Receita Corrente está nos 75,9% o que, segundo a concelhia Social Democrata, “denota um cuidado na projeção Orçamental entre aquilo que se recebe e aquilo que se investe”.

A estrutura que suporta a maioria afirma-se defensora de “finanças públicas fortes e sólidas, rigorosas e transparentes”, como preparação da autarquia para enfrentar a “atual incerteza e eventuais choques externos” e para garantir condições que permitam aproveitar as “oportunidades que surjam de promoção do desenvolvimento económico”.

Elogia a descida na despesa de funcionamento e a capacidade de assegurar um “bom nível de investimento" no Plano que, para 2019, regista o valor total de 14.1 milhões.

“O PSD Ílhavo acredita, sem quaisquer dúvidas, para a capacidade deste Executivo em potenciar os ganhos já obtidos procurando consolidar ou inovar nas estratégicas da gestão municipal, contribuindo para o desenvolvimento sustentado e sustentável do Município e da Região”.

Plano e Orçamento foram apreciados por PSD, PP e BE mas sem a intervenção do PS que apenas tomou posição em reunião de Câmara. Os Sociais Democratas já lamentaram a ausência do principal partido da oposição neste debate.

“Sendo inquestionável que qualquer Orçamento e Plano é vital para o desenvolvimento do Município independentemente das opções políticas que incorpora, o PSD Ílhavo reitera a sua crítica e o seu lamento pelo facto do PS Ílhavo ter virado as costas ao debate político, à avaliação e análise do Orçamento e GOP para 2019, com o abandono das suas responsabilidades nesta Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Ílhavo, alheando-se de o discutir e votar, em sede própria, independentemente do seu eventual sentido de voto contrário. Seria o mínimo esperado de quem tem, mesmo na oposição, acrescidas responsabilidades políticas perante os ilhavenses”.