Ílhavo: PSD e PP desconfiam de anúncios "repetidos" de investimento na ria e no litoral.

2017-12-22 11:49

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A maioria Social Democrata na Assembleia Municipal de Ílhavo desconfia dos anúncios do Governo sobre a proteção do litoral e espera para ver como será concretizado o processo de desassoreamento da ria.

Um debate lançado pelo PS que saúda os esforços em defesa do litoral aveirense e da dragagem da ria. Pedro Martins, do PS, defende que há, hoje, essa aposta declarada e que o país pode respirar de alívio.

“Dos 60 milhões para o litoral a região e o município vão ter investimento na casa dos 27 milhões. Refiro-me ao desassoreamento da ria”.

Flor Agostinho, do PSD, sublinha que há anúncios e intenções mas que até ao momento pouco se tem visto na concretização de investimento público.

“Fazer votos para que eventuais cativações, alterações ao código de contratos públicos e alterações aos fundos comunitários não impeçam a concretização de obras anunciadas. Que não seja mais uma promessa”.

Os anúncios de investimento público estão a provocar a desconfiança dos agentes políticos da direita.

António Pinho, do PP, defende que os incêndios florestais deram um dimensão local a problemas de governação nacional. E diz que Vagos deveria funcionar como aviso para os problemas com os incêndios em mata nacional.

“Basta darmos uma corrida para ver que a Colónia Agrícola tem lixo depositado em estradões. Dizem que há verbas para essa prevenção e isso parece-me fundamental”.

O BE, na intervenção de Ricardo Santos, prefere acentuar a importância do esforço municipal na resolução de problemas.

“Acreditamos que há muito por fazer no campo dos encargos às famílias. E necessário fazer mais e melhor”.

Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, quer ver para crer. Diz que é cedo para atirar foguetes e lembra que os últimos planos cumpridos em defesa da costa foram assumidos por governos anteriores e baseados em planos já com estudos sustentados por Filipe Duarte Santos e Veloso Gomes.

O autarca de Ílhavo espera para ver como será concretizado o investimento no litoral e na ria de Aveiro (com áudio).