Ílhavo: PSD debate poder autárquico do pós pandemia.

2020-04-24 19:56

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O PSD de Ílhavo quer debater e construir um modelo que permita o ajustamento necessário das autarquias locais ao pós pandemia.

Realizou um encontro, por videoconferência, em que reuniu eleitos do PSD em diferentes patamares para perceber quais são as vias possíveis desde logo numa revisão orçamental.

A gestão da época balnear é um dos temas em aberto e no concelho de Ílhavo há duas das praias mais procuradas do país para gerir em tempo de pandemia e de limitações impostas pelas autoridades de saúde.

Para já a autarquia está apreensiva por entender que não há viabilidade nos controlos das distâncias de segurança definidas pelo Governo.

Turismo, saúde, emprego, relações internacionais, posicionamento das freguesias e municípios, gestão autárquica e proteção civil são temas que os sociais democratas de Ílhavo querem na agenda de forma a debater os novos modelos de governação.

“Novos Desafios Após Estado de Emergência: Autarquias Locais” foi o tema que inspirou este encontro mediado por Hugo Coelho e que contou no papel de oradores convidados com Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Álvaro Amaro, Eurodeputado e António Leitão Amaro, jurista e docente universitário.

“Os desafios que enfrentamos não se colocam apenas durante o atual Estado de Emergência, que assim que terminar, trará outros desafios pela frente e, seguramente, com um grau de exigência bastante elevado”, refere Hugo Coelho, presidente da concelhia, que encontra neste evento uma oportunidade para trocar experiências.

“Este tema reveste-se de atualidade e especial pertinência pois, mudou completamente o paradigma do mundo, da Europa, do país e, em particular, dos municípios. Os planos, orçamentos e estratégias foram total, e forçosamente, alterados, fruto deste flagelo, o que obrigou a adaptações, mudanças de rumo, cancelamento de ações e realização de outras não previstas”.