Ílhavo: PS sugere aproveitamento de fundos estatais para melhorias no canil municipal.

2018-04-12 07:16

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os Vereadores do Partido Socialista afirmam que a autarquia de Ílhavo deve aproveitar os apoios financeiros assegurados pelo Ministério da Agricultura e pelo Ministério da Administração Interna para tratar de pequenas intervenções no canil municipal.

E reclamam atuação do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo para a realização de esterilizações de animais de companhia sem estar à espera da execução do “cheque veterinário”.

Lembram que a autarquia tem acesso a financiamento junto da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e ainda não utilizou esses meios.

A interpelação dos autarcas do PS, em recente reunião de Câmara, pela voz do Vereador Sérgio Lopes, surgiu da aprovação de uma candidatura no âmbito da uma linha de apoio financeiro, estabelecida pelo Governo em 2017, para a modernização dos centros de recolha de animais com o objetivo da melhoria das instalações e aquisição de equipamentos adequados à realização de esterilizações de animais de companhia.

Este é um tema que tem merecido debate político entre PS e PSD. A maioria estava a negociar protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários e prepara o início das operações de esterilização mas o PS considera a solução mais dispendiosa e menos eficiente.

Sérgio Lopes apelou à urgência na aplicação das “diligências necessárias para adaptação do equipamento e aquisição do material necessário para que as esterilizações sejam praticadas diretamente pela estrutura municipal”.