Ílhavo: PS propõe criação de parque de matilhas.

2020-02-27 07:44

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Partido Socialista defende a criação de um parque de matilhas no concelho de Ílhavo para acolher cães errantes que desenvolveram comportamentos agressivos.

A ideia avançada pela deputada municipal Carla Santos visa a concentração dos animais errantes num espaço que permita a sua alimentação.

Para o PS a acalmia nos ataques dos cães errantes está associada à mobilização de voluntários que trabalham na alimentação dos animais mas continua a apontar o dedo à maioria camarária por não implementar as alterações legislativas que incentivam as campanhas de esterilização de animais errantes e o investimento no aumento da capacidade de acolhimento do centro de recolha oficial de animais.

Carla Santos defendeu que, chegados a este ponto, é essencial que a Câmara implemente medidas dedicadas ao controlo de matilhas.

Para esse efeito, o PS exigiu a criação de um parque de matilhas, “mais adequado ao acolhimento de cães com comportamentos violentos – tendo em conta que a clausura em canil não potencia a ressocialização deste tipo de animais”.

Deste modo, a captura, esterilização e acolhimento destes animais nesta estrutura possibilita a expectativa de que possam, no futuro, vir a estar em condições de ser adotados.

O PS refere que há autarquias e associações de municípios a implementar esta medida com sucesso, e que, no caso de Ílhavo, “continua a faltar apenas vontade política para enfrentar este problema”.

A deputada assegurou que há exemplos que podem ser seguidos (com áudio)

Fernando Caçoilo fala em "bondade" legislativa do Governo que empurra muitos dos problemas com a saúde animal para as autarquias e diz que o que se passou nos últimos meses no país atesta essa forma de agir.

O autarca fez uma verdadeira revista de imprensa com problemas de norte a sul, em Câmaras Municipais de diferentes cores partidárias, para concluir que há erros no processo e que tudo começa na "precipitação" do governo.

Ainda assim assegura que muito tem sido feito e do conhecimento dos coletivos populares que trabalham na área animal (com áudio).