Ílhavo: PS diz que mandato da Assembleia Municipal está a ser “exemplar”, “trouxe mudanças” e “tem valorizado a autonomia da Assembleia Municipal”.

2023-02-14 12:45

Categoria: 

Concelho: 

A bancada parlamentar do PS na Assembleia Municipal de Ílhavo faz balanço positivo ao trabalho do órgão.

No momento em que órgão foi alvo de críticas pela “despesa”, Luís Leitão, líder do grupo municipal do Partido Socialista, afirma que o trabalho desenvolvido pela Mesa da Assembleia tem revelado “a justeza da opção do PS em viabilizar a eleição daquele órgão, composto por membros eleitos por partidos de Oposição, sendo presidido por um eleito do PSD, o Partido mais votado, e tendo como primeiro secretário um eleito do PS, Pedro Tróia”.

Volvido o primeiro ano do mandato autárquico, Luís Leitão quis saudar o exercício da equipa liderada por Paulo Pinto Santos.

Entende que o mandato está a ser “exemplar”, “trouxe mudanças” e “tem valorizado a autonomia da Assembleia Municipal”, algo que, segundo o PS, nem sempre foi feito por quem, também eleito pelo PSD, exerceu aquelas funções em mandatos anteriores, permitindo a secundarização daquele órgão, face às maiorias na Câmara”.

O PS sublinha o facto da Mesa ser composta por eleitos de forças políticas distintas daquela que governa o Município.

Para Luís Leitão essa é a “opção certa” para “evitar essa instrumentalização”.

Luís Leitão apontou como bons exemplos do trabalho realizado a transmissão em direto das reuniões da Assembleia; o funcionamento efetivo e regular da conferência de líderes; e a implementação da Assembleia Municipal Jovem.